Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Torcida híbrida no futebol | BR pode liberar até 30% de torcedores nos estádios

Por| 24 de Setembro de 2020 às 11h10

Link copiado!

Pixabey/Pexels
Pixabey/Pexels

Desde o início da pandemia da COVID-19, uma série de atividades consideradas não essenciais foi paralisada, como o futebol. Conforme os números de casos do novo coronavírus (SARS-CoV-2) eram controlados em algumas regiões, mais atividades foram retomadas, como as partidas esportivas, só que com um público totalmente online. A partir de outubro, será possível assistir aos jogos das Séries A e B do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil com uma torcida híbrida, mas não em todos os estados.

Na terça-feira (22), o Ministério da Saúde aprovou o primeiro retorno parcial dos torcedores para dentro dos estádios, em território nacional. Isso porque o plano apresentado de retomada apresentado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi aceito, segundo a CNN. Dessa forma, os jogos poderão contar com até 30% da capacidade de torcedores.

Continua após a publicidade

“A abertura, em um primeiro momento, ocorrerá para até 30% da capacidade dos estádios para os torcedores (podendo ser aumentado esse percentual, em momentos posteriores), conforme decisão do gestor local, que, dentre outros aspectos, levará em consideração a variação da curva epidemiológica, a taxa de ocupação de leitos clínicos e leitos de UTI e a capacidade de resposta da rede de atenção à saúde local e regional”, detalha o Ministério da Saúde através de ofício.

Entretanto, a liberação das torcidas híbridas será limitada e restrita às condições de cada região, conforme conseguem reduzir os casos da COVID-19. Para ter a torcida presente, os clubes precisarão estabelecer protocolos com as autoridades locais “envolvendo os setores de segurança pública, saúde e outros necessários para sua implementação e fiscalização”.

“O principal objetivo é zelar pela saúde física e mental, assim como pelo bem-estar de todos os envolvidos no espetáculo, mediante o cumprimento de diretrizes das autoridades competentes”, completa o texto. Em outras palavras, uma série de medidas para evitar o contágio da COVID-19 precisarão ser tomadas tanto por parte dos times que organizam os jogos quanto pelos torcedores.

Entre os pontos estabelecidos para o retorno, estão: abertura inicial dos espectadores para a capacidade de 30% dos estádios; uso de máscara obrigatório durante as partidas; disponibilização de álcool em gel; medição de temperatura das pessoas; e distanciamento entre os ligares dos torcedores. No entanto, as medidas adotadas devem ser flexíveis e precisarão respeitar o protocolo de cada região onde são organizadas.

Continua após a publicidade

Futebol com público em São Paulo?

No entanto, as torcidas híbridas ainda não serão realidade no estado de São Paulo pelo menos. Nesta quarta-feira (23), o Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo vetou o retorno parcial de público aos estádios de futebol de qualquer competição disputada por clubes ou seleções. A ação foi tomada diante do alto risco de aglomerações e disseminação do coronavírus dentro e fora de arenas nos dias de jogos.

“O Comitê concluiu que o cenário atual da pandemia no estado de São Paulo não permite a retomada de público em eventos associados a grandes aglomerações, como nas partidas de futebol de qualquer categoria. Essa é uma decisão técnica. São Paulo permanece em quarentena, recomendando insistentemente o rigor no isolamento, distanciamento social e uso de máscaras”, explicou José Medina, Coordenador do Centro de Contingência.

De acordo com as estimativas feitas a partir da proposta da CBF, os times paulistas poderiam mobilizar de 15 a 20 mil pessoas por partida. Segundo as autoridades locais, isso inviabilizaria o controle de aglomerações e o distanciamento social em ruas, estabelecimentos comerciais e espaços de alimentação em barracas de vendedores ambulantes no entorno dos estádios. 

Continua após a publicidade

Fonte: CNN e Governo do Estado de São Paulo