Publicidade

Todos com mais de 18 anos poderão receber dose de reforço da covid, diz Saúde

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Novembro de 2021 às 12h01

Link copiado!

Ha4ipuri/envato
Ha4ipuri/envato

Nesta terça-feira (16), o Ministério da Saúde anunciou que as doses de reforço da vacina contra a covid-19 estarão disponíveis para todos os brasileiros com mais de 18 anos. A mudança foi anunciada durante o lançamento da nova campanha de imunização, a Mega Vacinação Contra a Covid-19, que foca nas doses de reforço e no público que ainda não recebeu a segunda dose

"Além de incentivar a vacinação dos que ainda não tomaram a segunda dose, a campanha também traz novidades: agora, toda a população acima de 18 anos que tenha concluído a imunização há 5 meses já pode tomar a dose de reforço", afirmou o Ministério da Saúde, nas redes sociais.

Continua após a publicidade

Com a medida, a Saúde ampliará o grupo apto a receber as doses de reforço contra a covid-19. Até então, a terceira dose era liberada apenas para idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde. Agora, quem tem entre 18 e 59 anos também poderá se beneficiar da proteção extra.

Outra mudança anunciada foi o tempo de intervalo entre a segunda e a terceira dose. O prazo estipulado pela Saúde anteriormente era de 6 meses. No entanto, o período foi encurtado para 5 meses, o que deve aumentar a procura pelo reforço em todo o país. De acordo com a previsão oficial da Saúde, mais de 12,4 milhões de brasileiros estão aptos a tomar a dose de reforço já no mês de novembro.

Continua após a publicidade

Brasileiros precisam completar o esquema vacinal

Além disso, a Saúde informou que mais de 21 milhões de pessoas precisam voltar aos postos de vacinação para tomar a segunda dose. Vale destacar que, sem as duas doses da vacina contra a covid-19, o indivíduo não tem a proteção máxima fornecida pelo imunizante.

"Estamos juntos em um só objetivo: tornar as políticas públicas ainda mais eficientes. Ultrapassamos os EUA no percentual da população imunizada. Reforçamos que é fundamental a segunda dose para que se complete o esquema vacinal", afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante a coletiva.

O Brasil registra 59,75% da população com o esquema vacina completo, o que representa 127,85 milhões de brasileiros imunizados contra a covid-19. Nos EUA, a vacinação completa alcança 57,58% dos norte-americanos, ou seja, 193,65 milhões de pessoas.

Continua após a publicidade

Para conferir a coletiva completa sobre a ampliação do público para as doses de reforço contra a covid-19, assista à gravação a seguir: