Publicidade

Áustria quer lockdown para quem não se vacinou contra covid-19

Por| Editado por Luciana Zaramela | 12 de Novembro de 2021 às 14h23

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Europa enfrenta uma nova onda do coronavírus SARS-CoV-2. Nesse cenário, países voltam a adotar medidas contra a transmissão da covid-19, como a Áustria. Registrando o maior número de infecções diárias desde o início da pandemia, as autoridades austríacas estão impondo medidas de bloqueio para aquelas pessoas que escolherem não se imunizar. A partir de segunda-feira (15), um estado deve adotar lockdown apenas para os não imunizados, caso obtenha autorização federal. É possível que medida também seja adotada em todo o país.

De forma geral, a Áustria permite apenas que pessoas imunizadas contra a covid-19 frequentem restaurantes, cinemas e salões de beleza, por exemplo. Só que mais medidas são planejadas para estimular a imunização entre os habitantes do país.

Continua após a publicidade

Segundo a BBC, o chanceler austríaco, Alexander Schallenberg, já disse que um lockdown nacional para os não vacinados era "provavelmente inevitável". Para Schallenberg, dois terços da população não deveriam sofrer, porque alguns estavam hesitantes em se imunizarem contra a covid-19. No domingo (14), um lockdown nacional para os não imunizados poderá ser anunciado.

Segundo a plataforma Our World in Data, 63% do país está com o esquema vacinal completo (duas doses ou imunizante de dose única). Estudos sobre a cobertura vacinal apontam para a importância de pelo menos 75% da população estar imunizada.

No entanto, Schallenberg pontua que as medidas não significam que as pessoas que optaram por não se imunizar não poderão sair de casa. Por exemplo, atividades essenciais ainda serão liberadas, como ir ao trabalho, comprar comida ou fazer exercícios.

Lockdown para não vacinados na Áustria

Continua após a publicidade

Neste cenário de aumento de casos da covid-19, o estado da Alta Áustria — região que faz fronteira com a Alemanha e a República Tcheca e tem uma população de 1,5 milhão de habitantes — planeja ir além e adotar um lockdown exclusiva para os não vacinados. O local registra os piores indicadores da covid-19 no país e também tem a menor taxa de vacinação. Para valer na próxima semana, ainda será necessário obter a autorização do governo.

O caso da Alta Áustria não é isolado e outros locais do país planejam aumentar as medidas contra a disseminação da covid-19. É o caso da cidade de Salzburg que estuda adotar ações contra a disseminação do coronavírus, como bloqueios.

Fonte: BBC e Our World in Data