Publicidade

TikTok: desafio do Bórax preocupa especialistas e traz riscos à saúde

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
 Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash

Mais uma tendência perigosa tem se espalhado pelo TikTok: o Borax Challenge consiste em misturar a substância (um sal produzido pela combinação de boro, sódio, oxigênio e hidrogênio, usado em itens domésticos, como produtos de limpeza, conservantes de madeira e fertilizantes) com água e beber. Os possíveis riscos à saúde preocupam os especialistas.

No desafio, os usuários do TikTok postam vídeos ingerindo soluções de bórax e água, sob o argumento de que a substância pode ajudar a tratar inflamações, dores nas juntas, artrite, lúpus e diversas outras condições médicas. A ideia é beber diariamente e depois relatar os resultados.

Embora o elemento boro (encontrado em alguns dos alimentos que ingerimos, como uvas e batatas) seja considerado essencial para as plantas e para alguns animais, ainda não se sabe qual seria o seu papel no funcionamento do corpo humano. Além disso, não é classificado como nutriente essencial.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O que se sabe, porém, é que a ingestão de bórax não é considerada segura. O bórax foi usado como conservante alimentar, até os cientistas da época descobrirem que o consumo desperta uma série de efeitos colaterais, como dores de cabeça, náuseas, vômitos e desconforto gástrico.

Os especialistas também alertam que o bórax pode prejudicar a fertilidade e causar danos ao bebê antes de nascer, e é proibido como aditivo alimentar em diversos outros países.

Em entrevista ao Healthline, a Dra. Kelly Johnson-Arbor, médica toxicologista e diretora do National Capital Poison Center, revelou que “não há ingestão de boro recomendada definida para humanos e a maioria de nós obtém boro ao comer frutas e vegetais em nossa dieta normal”.

Segundo a especialista, não há evidências de que precisamos de mais boro e pode ser até mesmo prejudicial se ingerirmos mais boro do que geralmente é obtido através dos alimentos. “As fórmulas caseiras de bórax não se destinam ao consumo humano e pode ocorrer toxicidade após o consumo de bórax ou ácido bórico devido ao boro contido nessas formulações”, completou a médica.

Desafios do TikTok trazem riscos à saúde

Não é a primeira vez que uma tendência do TikTok preocupa os especialistas. Ocasionalmente, vem à tona algum desafio com potencial para causar prejuízos à saúde dos usuários. Foi o caso, por exemplo, do desafio do desodorante, em 2022.

Para cumprir o desafio, a pessoa precisava inalar a maior quantidade possível de aerossol. No entanto, a prática é considerada perigosa, oferecendo graves riscos à saúde, e inclusive fez vítimas.

Continua após a publicidade

Tal como esse anterior, o desafio do cotonete já prejudicou a saúde de usuários do TikTok. A ideia, na época, era queimar o algodão e o plástico e então aspirar a fumaça tóxica que surge dessa junção. Em alguns dos vídeos, os usuários das redes sociais também encenaram trechos de filmes ou séries que envolvam cigarros, de alguma maneira, e utilizam o cotonete para simular.

Mortes por desafios do TikTok

Para se ter uma noção do quão graves esses desafios podem ser, em janeiro deste ano, uma menina de 12 anos da Argentina morreu sufocada ao tentar fazer uma trend para o TikTok, o “Blackout Challenge”. A criança, chamada Milagres Soto, foi encontrada em seu quarto, pendurada pelo pescoço.

Já em abril, um garoto de 13 anos morreu de overdose ao fazer desafio do TikTok. Jacob Stevens, de Ohio, ingeriu pílulas de Benadryl, indicado para tratar alergias. Diante do ocorrido, a rede social bloqueou as hashtags com o nome do medicamento e do desafio homônimo.

Continua após a publicidade

Fonte: Healthline