Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Desafio sobre o Holocausto levanta polêmicas no TikTok

Por| 03 de Setembro de 2020 às 14h00

Link copiado!

Olivier Bergeron/Unsplash
Olivier Bergeron/Unsplash
Tudo sobre TikTok

Se tem uma rede social que só cresce nessa quarentena, ela é o TikTok — inclusive, já até discutimos sobre o porquê do TikTok estar tão em alta nesse período. No entanto, recentemente, usuários dessa plataforma protagonizaram um desafio polêmico, para dizer o mínimo, fazendo referência ao Holocausto. Em resposta ao challenge, o museu polonês de Auschwitz-Bierkenau se pronunciou nas redes sociais, apontando esses vídeos como "desrespeitosos".

O campo de concentração de Auschwitz tornou-se um símbolo do genocídio de judeus e outras minorias pelos nazistas: entre 1940 e 1945, cerca de um milhão de judeus e 100 mil não judeus morreram apenas neste campo de concentração.

No desafio do TikTok, os usuários fazem maquiagens de hematomas e atuam como vítimas do Holocausto, por mais absurdo que isso seja. Alguns vídeos são acompanhados por músicas pop ou por trilhas sonoras com direito até mesmo a sons de tiros e bombas.

Continua após a publicidade

Em resposta aos vídeos, o órgão dedicado à memória das vítimas do Holocausto fez um comunicado no Twitter condenando a "brincadeira".

"Alguns dos vídeos online são perigosamente próximos ou ultrapassam as barreiras da trivialização da história e são desrespeitosos com as vítimas", registra a nota.

O museu ainda reitera que as cenas podem causar dor para as vítimas e seus familiares, mas pondera: "Temos de ter muito cuidado neste debate porque a linguagem usada – muito comum nas redes sociais – parece causar muita emoção. Não podemos permitir a difamação, a humilhação e o ataque a jovens que podem apenas ter feito algo da maneira errada".

Continua após a publicidade

O órgão termina o comunicado lembrando que no debate em relação às mídias sociais há temas graves e direciona a crítica às plataformas que permitem a veiculação deste tipo de conteúdo.

"Algoritmos promovem o antissemitismo ou a presença de negacionistas do Holocausto, uma perigosa e hedionda fonte de antissemitismo e ódio. As empresas de mídias sociais, infelizmente, permitem conteúdo negacionista em suas plataformas".

Procurado pela equipe do Canaltech, TikTok afirmou que manter a segurança da comunidade é prioridade para a emprsa e que as políticas de uso da ferramenta proíbem discursos de ódio. Confira a nota na íntegra:

Continua após a publicidade

Manter nossa comunidade segura é nossa maior prioridade. Nossas Diretrizes da Comunidade deixam claro que não toleramos conteúdo de discurso de ódio que vise qualquer indivíduo ou grupo com base em atributos protegidos. Bloqueamos preventivamente a capacidade dos usuários de pesquisar #holocaustchallenge no início desta semana e também estamos redirecionando quaisquer pesquisas por esta hashtag para nossas Diretrizes da Comunidade para educar ainda mais os usuários sobre nossas políticas e a comunidade inclusiva e de apoio que trabalhamos para promover no TikTok.

Fonte: DIY Photography