Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Terapia inovadora consegue curar pacientes com câncer pela primeira vez

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Fevereiro de 2022 às 11h30

Link copiado!

claudioventrella/Envato
claudioventrella/Envato

Cientistas conseguiram curar o câncer de dois pacientes pela primeira vez com a utilização de uma terapia inovadora com células CAR-T (acrônimo em inglês para receptor de antígeno quimérico), que envolve a reprogramação das células de defesa do próprio paciente. Em artigo publicado na Nature, a situação é apontada como uma cura "oficial" depois que os pacientes passaram dez anos sem o retorno da doença.

A terapia é baseada nas células T, que trabalham no organismo para reconhecer e destruir células estranhas, incluindo células cancerígenas. Como o câncer é muito bom em evitar a detecção imunológica, muitas vezes nosso sistema imune erra o alvo, então as células CAR-T são projetadas para torná-las melhores na detecção de células cancerígenas.

Os participantes do estudo sofriam de leucemia linfocítica crônica quando receberam essa terapia, em 2010. Atualmente, todos os sinais e sintomas da leucemia desapareceram. Quando os pesquisadores examinaram o sangue dos pacientes, ainda conseguiram identificar as células CAR-T em sua perfeita capacidade de proliferar e matar células cancerígenas.

Continua após a publicidade

Ainda que os pesquisadores comemorem, não ficou claro se todas as células cancerígenas desapareceram em pouco tempo de tratamento ou se elas continuam, mas são mortas pelas CAR-T logo em seguida.

“Não costumamos usar palavras como 'cura' com muita frequência, mas agora temos pacientes que não recaíram, e realmente acreditamos que podemos começar a usar a palavra 'cura'”, comemora um dos envolvidos no estudo, o professor David Porter, da Universidade da Pensilvânia (EUA). A descoberta é considerada, por especialistas, como um marco na história.

Fonte: Nature via The Guardian