Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ter plantas dentro de casa realmente melhora a qualidade do ar?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Novembro de 2022 às 15h40

Link copiado!

 freddie marriage/Unsplash
freddie marriage/Unsplash

Ter plantas dentro de casa realmente melhora a qualidade do ar? Por enquanto, a maioria das evidências científicas sobre o assunto remetem a um estudo da NASA de 1989, em que os cientistas estavam investigando a capacidade das plantas de remover substâncias químicas nocivas do ar de ambientes fechados, como estações espaciais.

Nas residências e nos escritórios, as substâncias químicas nocivas costumam derivar de tintas, vernizes, móveis, tapetes e impressoras. O estudo descobriu que, em um período de 24 horas, várias espécies de plantas podem remover até 70% de um ou mais dos três compostos testados. Só que os resultados não se traduzem bem em uma casa ou escritório típico.

Em 2019, pesquisadores revisaram os dados da NASA , juntamente com outros 11 estudos, e concluíram que os experimentos normalmente usavam ventiladores para espalhar substâncias sobre as plantas e filtros de carbono para coletá-los, algo difícil de se reproduzir num ambiente doméstico.

Continua após a publicidade

Além disso, nos estudos as plantas foram colocadas em pequenas câmaras seladas. Mas os prédios em que vivemos e trabalhamos nunca estão selados dessa forma. Então os resultados remetem a uma estimativa difícil de se cumprir: você precisaria espremer entre 10 e 1 mil plantas em cada metro quadrado de sua casa para se aproximar das taxas de remoção de substâncias que já ocorrem por meio da troca passiva de ar interno-externo.

Mas isso não quer dizer que não haja benefício em ter uma planta dentro de casa. Segundo a pesquisa, elas ajudam a regular a umidade e podem melhorar o humor e até aumentar a produtividade. De qualquer forma, a recomendação dos especialistas é comprar um purificador de ar com filtro de alta qualidade e manter as janelas sempre abertas.

Fonte: Science Focus