Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Taxa de mortes globais da covid estão no mesmo patamar de março de 2020, diz OMS

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Março de 2022 às 08h30

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

O mundo vive um momento de queda das mortes em decorrência do coronavírus SARS-CoV-2, segundo o último levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado nesta quarta-feira (23). A taxa caiu 23% em relação à semana passada e está no mesmo patamar de março de 2020, quando a pandemia foi oficialmente declarada e o vírus ainda não estava em todos os países.

Entre os dias 14 e 20 de março, foram contabilizadas 32.925 mortes oficialmente confirmadas da covid-19 em todo o globo. Diferente do número de óbitos, a taxa de novos casos da covid-19 continua a subir pela segunda semana consecutiva.

Continua após a publicidade

Apesar do aumento nas estatísticas oficiais de novos casos, a OMS também aponta para as subnotificações. Em outras palavras, o cenário da transmissão pode ser ainda pior. No entanto, o avanço da vacinação global parece ter reduzido as complicações e óbitos da doença.

Aumento de casos do coronavírus

De acordo com a OMS, o aumento do número de casos confirmados da covid está ligado à disseminação da variante Ômicron na Ásia Oriental e na região do Pacífico. Na última semana, foram diagnosticados 12,6 milhões de casos. Além da versão original da Ômicron, a subvariante BA.2 também ganha espaço entre as notificações de novos casos.

No momento, os seguintes países foram os que mais diagnosticaram casos da doença no último período:

Continua após a publicidade
  • Coreia do Sul: 2,8 milhões de casos;
  • Vietnã: 1,8 milhão;
  • Alemanha: 1,5 milhão;
  • França: 582 mil;
  • Austrália: 513 mil casos.

Mortes da covid caem no mundo

Na última semana, apenas a Ásia oriental registrou um aumento na taxa de mortes em decorrência da covid-19. Composta por países como a China e o Japão, a região identificou uma alta de 5% nas mortes, somando quase 7 mil óbitos.

A seguir, confira os países que mais registraram mortes da covid-19 no período:

Continua após a publicidade
  • Rússia: 3,6 mil mortes;
  • Estados Unidos: 3,6 mil;
  • Brasil: 2,2 mil;
  • Coreia do Sul: 2 mil;
  • China: 1,9 mil.

Desde o início da pandemia, pelo menos 472 milhões de casos de infecção foram registrados no globo, sendo que 6 milhões de pessoas já faleceram em decorrência da covid.

Pandemia da covid acabou?

Continua após a publicidade

Nesta quarta (23), o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, lembrou que a pandemia da covid-19 ainda não terminou. "Todos nós queremos sair da pandemia. Mas não importa o quanto desejemos que ela acabe, esta pandemia não acabou. Até atingirmos uma alta cobertura de vacinação em todos os países, continuaremos a enfrentar o risco de aumento de infecções e novas variantes emergentes", explicou.

"A meta da OMS continua sendo vacinar 70% da população de todos os países até meados deste ano, com prioridade para profissionais de saúde, idosos e outros grupos de risco", reforçou Ghebreyesus sobre a importância da vacinação no combate ao vírus. Segundo a plataforma Our World in Data, 57% da população mundial já recebeu as duas doses da vacina.

Fonte: OMS, Our World in Data e Agência Brasil