Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Taurina: suplemento pode retardar envelhecimento e prolongar vida em 12%

Por| Editado por Luciana Zaramela | 09 de Junho de 2023 às 12h59

Link copiado!

HowToGym/Unsplash
HowToGym/Unsplash

Entender os mecanismos por trás do envelhecimento é uma missão bastante complexa e que move cientistas há centenas de anos. Agora, pesquisadores da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, parecem ter montado parte desse quebra-cabeça com um recente estudo sobre a importância do suplemento taurina. Obtido de forma natural ou pela alimentação, o nutriente está associado com uma vida mais longeva e saudável.

A questão é que os níveis de taurina caem naturalmente com a idade e, em experimentos com animais, a reposição do suplemento prolonga a vida em mais de 10%, além de melhorar a saúde física e mental, segundo estudo publicado na revista Science.

“Este estudo sugere que a taurina pode ser um elixir da vida, que nos ajuda a ter vidas mais longas e saudáveis”, afirma Vijay Yadav, professor assistente de genética e um dos autores do estudo, em nota.

Continua após a publicidade

Só que ainda é preciso ter calma, já que a maior parte das observações sobre os efeitos antienvelhecimento foram obtidas em animais. Ainda não se sabe o quanto os humanos precisariam consumir e, muito menos, se essa quantidade seria segura.

O que é taurina

Taurina é um aminoácido presente em diversos alimentos, mas também produzida naturalmente pelo nosso organismo. Ela recebe esse nome por ter sido encontrada, pela primeira vez, na bilis do boi. Como o touro é um animal viril e conhecido por sua força, o aminoácido foi nomeado em associação com este bovino.

Continua após a publicidade

Aliás, a taurina desempenha papel fundamental no sistema nervoso central, na fertilidade e na visão. Antes da atual pesquisa, a ciência já conhecia inúmeros benefícios da taurina para o corpo humano. Por exemplo, o nutriente atua na construção óssea, sendo potencial aliado contra a osteoporose. Além disso, ela preserva funções do sistema imunológico e do sistema nervoso global.

“Percebemos que, se a taurina está regulando todos esses processos que diminuem com a idade, talvez, os níveis de taurina na corrente sanguínea afetem a saúde geral e a expectativa de vida”, explica Yadav sobre a hipótese que motivou o estudo.

Alimentos que possuem taurina

Hoje, a taurina já está presente no corpo, sendo que uma parte é produzida pelo organismo e a outra deve ser incluída através da dieta. Basicamente, carne vermelha, frango, peixes e frutos do mar são ricos no nutriente. Também é encontrado em suplementos alimentares específicos, em pó ou em cápsulas.

Continua após a publicidade

Os energéticos são conhecidos pela presença de altas doses de taurina, mas, neste caso, é preciso prestar mais atenção. Afinal, o consumo excessivo de bebidas energéticas pode ter desdobramentos negativos para o corpo, relacionado com as altas doses de cafeína e o excesso de açúcar. No Brasil, um streamer desenvolveu osteoporose em decorrência da má alimentação, incluindo refrigerantes e energéticos em excesso.

Como a taurina afeta o corpo?

No caso da pesquisa feita pela Universidade Columbia, o foco foi exclusivamente entender como o suplemento taurina impacta o corpo de animais, como roedores e macacos — nenhum estudo clínico (com humanos) foi realizado ainda.

Continua após a publicidade

A primeira etapa testou a suplementação em camundongos com 14 meses de idade, o que equivale a cerca de 45 anos para humanos. Com a nova dieta, as fêmeas viveram 12% a mais que o esperado, enquanto a taxa caiu para 10% entre os machos. Para os roedores, o efeito se traduziu em três a quatro meses extras, equivalentes a cerca de sete ou oito anos humanos, sugerem os autores. Além de uma vida mais longeva, eles estavam mais saudáveis.

Em seguida, macacos-rhesus (Macaca mulatta) de 15 anos receberam aportes de taurina por seis meses. Nesse teste, não foi possível medir o impacto na expectativa de vida, mas outros efeitos eram visíveis, como melhora na saúde dos ossos, nos níveis de açúcar no sangue, no sistema imunológico e na composição corporal.

Benefícios da taurina mais observados em testes com animais

Continua após a publicidade
  • Aumento da massa óssea;
  • Melhora da resistência e da força muscular;
  • Redução de comportamentos depressivos e ansiosos;
  • Queda nos níveis de açúcar no sangue;
  • Melhora do sistema imunológico.

“Não só descobrimos que os animais vivem mais, como também descobrimos que eles têm vidas mais saudáveis”, resume Yadav sobre os benefícios da suplementação. Agora, é preciso entender se tais melhorias seriam observadas em humanos.

Impacto da taurina em humanos

Em relação aos humanos, é preciso ter cautela, já que não foram estabelecidos níveis de suplementação e nem a segurança de tais dosagens para o organismo. Isso só poderá ser feito após um estudo clínico randomizado, que já está nos planos da equipe de cientistas. Hoje, está em andamento um estudo que visa medir o impacto do suplemento taurina em indivíduos com obesidade.

Continua após a publicidade

Independente de qualquer experimento, é preciso lembrar que por mais otimistas que os cientistas sejam com a descoberta sobre os benefícios da taurina, não existe fórmula mágica. A vida longeva e saudável é um reflexo dos hábitos de um indivíduo. Isso inclui uma boa alimentação e a prática recorrente de atividades físicas, como orienta a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fonte: Universidade Columbia e Science (1) e (2)