Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SUS está mais próximo de ter vacina tetravalente contra gripe

Por| Editado por Luciana Zaramela | 02 de Março de 2023 às 10h08

Link copiado!

YuriArcursPeopleimages/Envato
YuriArcursPeopleimages/Envato

Todas as vacinas contra a gripe distribuídas no Sistema Único de Saúde (SUS) são trivalentes, ou seja, protegem de apenas três tipos de vírus influenza — deixando de fora uma das cepas da Influenza B. Para receber o imunizante mais completo, é necessário comprar a fórmula tetravalente em clínicas particulares de saúde. Agora, este cenário está prestes a mudar.

Na última semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o início da terceira e última fase dos testes de uma vacina tetravalente para influenza, produzida pelo Instituto Butantan. Oficialmente, a fórmula recebe o nome de QIV-IB e leva em sua composição fragmentos dos vírus inativados.

Cabe lembrar que o Butantan é um dos maiores fornecedores de vacina para o SUS, através de acordos com o Ministério da Saúde. Neste contexto, caso o novo imunizante seja seguro e eficaz, a incorporação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) é dada como certa.

Continua após a publicidade

Como serão os testes da vacina tetravalente contra a gripe no Brasil?

Autorizado pela Anvisa, o estudo com a vacina tetravalente é duplo-cego e randomizado. Como não é ético limitar o acesso aos imunizantes já existentes contra a gripe, a pesquisa não pode ter um grupo placebo (pessoas não imunizadas). Dessa forma, as taxas de eficácia serão estimadas a partir da comparação entre o feito do protetor da nova fórmula com o de vacinas trivalentes, a TIVV-IB e a TIVY-IB, também produzidas pelo Butantan.

Até 7 mil pessoas poderão ser incluídas na Fase III do estudo, e estes voluntários estarão divididos em seis estados brasileiros:

Continua após a publicidade
  • São Paulo;
  • Minas Gerais;
  • Rio Grande do Sul;
  • Ceará;
  • Sergipe;
  • Pernambuco.

No total, o estudo deve durar 12 meses, podendo ser prorrogado caso ainda precise atingir o tamanho amostral planejado. Por enquanto, o Butantan ainda não anunciou quando as primeiras doses do imunizante serão aplicadas.

Fonte: Anvisa