Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Startup do CEO do Spotify mira na saúde preventiva e cria scanner corporal

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Março de 2023 às 10h41

Link copiado!

Divulgação/Neko Health
Divulgação/Neko Health

Não é apenas de música e streaming que vive o fundador e CEO do Spotify, Daniel Ek, que mantém investimentos na área de saúde preventiva através da startup sueca Neko Health. Fundada em 2018, a empresa lançou recentemente o que seria seu primeiro hit: um scanner corporal com 70 sensores, capaz de coletar mais de 50 milhões de pontos de dados da pele, coração, respiração e microcirculação. As informações são analisadas por uma Inteligência Artificial (IA).

Na nova empreitada, Ek está ao lado do outro fundador da Neko Health, Hjalmar Nilsonne. "Acreditamos que a solução é deixar de tratar os doentes de forma reativa e avançar para a prevenção e ajudar as pessoas a manterem-se saudáveis", adianta Nilsonne, em post no LinkedIn, sobre os objetivos na área da medicina preventiva.

"Desde 1965 [na Suécia], é obrigatório por lei que você leve seu carro para uma inspeção regular. Mas quando se trata de nossa saúde e nosso corpo, deixamos que eles entrem em colapso antes de começarmos a lidar com o problema", complementa Nilsonne.

Continua após a publicidade

No momento, a solução que a empresa oferece de forma preventiva é o scanner corporal. Em paralelo, a iniciativa desenvolve três estudos clínicos: Cardio Alpha, DermaFlow Alpha e Spectrum 1. Este último busca entender como a microcirculação do sangue — que chega até as camadas mais externas da pele — pode ser um indicador para diferentes doenças, incluindo diabetes. As descobertas poderão aperfeiçoar a máquina no futuro.

Como funciona o scanner corporal da Neko Health?

Após a coleta dos 50 milhões de pontos de dados, estas informações são analisados ​​por um sistema alimentado por IA e os resultados são visualizados pelo médico e pelo paciente. Nesta consulta, o usuário do scanner irá obter insights e até conhecer o diagnósticos de algumas doenças que possa ter, destacando as que envolvem a saúde cardiovascular e a pele — as marcas de nascença são rastreadas para possíveis riscos.

Continua após a publicidade

Quanto custa ser scaneado pela tecnologia com IA?

Somando a digitalização do corpo do paciente, feita em cerca de 15 minutos, e a consulta médica, todo o processo envolvendo o exame dura pelo menos 45 minutos e custa 150 euros — aproximadamente 834 reais em conversão direta. O exame só pode ser feito por pessoas com 18 anos ou mais.

Fonte: Neko Health, Sifted e LinkedIn