Publicidade

SP vacina 30 mil pessoas para conter surto de meningite; entenda cenário

Por| Editado por Luciana Zaramela | 12 de Outubro de 2022 às 18h15

Link copiado!

Prostock-studio/Envato Elements
Prostock-studio/Envato Elements

Após registrar cinco casos de meningite, incluindo um óbito, a cidade de São Paulo confirmou enfrentar um surto da doença que provoca inflamação das meninges — as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Para impedir novos casos na zona leste da capital, doses da vacina foram distribuídas para moradores dos distritos de Vila Formosa e Aricanduva. No total, 30 mil pessoas foram imunizadas.

"Foram vacinados os moradores, estudantes e trabalhadores em um perímetro de 3 quilômetros na região em que foram identificados cinco casos da doença, entre os dias 16 de julho e 15 de setembro", explica a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em nota.

Quais vacinas contra a meningite foram usadas para conter o surto em São Paulo?

Continua após a publicidade

Durante o período de vacinação, foram aplicados dois tipos de vacina da meningite:

  • Vacina ACWY: destinado para adolescentes de 11 a 14 anos, que protege contra doenças causadas pela bactéria meningococo dos sorogrupos A C, W e Y;
  • Vacina Meningite C: aplicada em crianças de 3 meses a 10 anos e em pessoas de 15 a 64 anos. A fórmula protege contra o Vacina Meningite C, que foi o responsável por causar o surto na zona leste de São Paulo.

Doses do imunizante contra a meningite C serão aplicadas em quem mora, trabalha ou estuda na região até o dia 28 deste mês. A ideia é ampliar a ainda mais a cobertura vacinal contra a doença.

Mais casos de meningite em São Paulo

Continua após a publicidade

Além do surto de meningite na zona leste de São Paulo, as autoridades de saúde confirmaram outras duas mortes pela doença nas últimas semanas. Pacientes tinham menos de 25 anos e moravam em bairros diferentes — zona sul e zona norte —, o que não configura um novo surto na capital. Por isso, as regiões não receberam doses extras de vacinas.

Para ser classificado um novo surto da doença meningocócica, é necessária a ocorrência de três ou mais casos do mesmo tipo de meningite em um período de 90 dias na mesma localidade (região).

Desde o começo deste ano, a prefeitura de São Paulo já identificou 58 casos de meningite meningocócica. No total, foram confirmados 10 óbitos relacionados à infecção. Apesar do número, este patamar é menor que o de 2019.

Continua após a publicidade

"É importante enfatizar que não há um surto generalizado de meningite meningocócica na cidade de São Paulo e que, inclusive, o número de casos da doença é significativamente menor neste ano na comparação com 2019, ano pré-pandêmico", completa a SMS.

Fonte: Prefeitura de SP