Publicidade

SP passa a aplicar vacina da gripe em toda a população

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Junho de 2022 às 16h40

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

A campanha de vacinação contra a gripe passou a contemplar toda a população do Estado de São Paulo na última quarta-feira (22). O público prioritário já recebeu o imunizante, e as doses remanescentes são direcionadas a qualquer um acima dos seis meses de idade.

A fórmula utilizada na vacinação contra a gripe em SP é trivalente, 100% produzida pelo Butantan e composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.

Conforme anúncio realizado pelo próprio Governo do Estado de São Paulo, a campanha teve início em março e atingiu 45,1% do público-alvo, com 7,9 milhões de doses aplicadas. Entre as pessoas com mais de 60 anos, a imunização chegou 61,7%. Já entre as crianças, esse índice atingiu apenas 42%.

Continua após a publicidade

Entretanto, no que diz respeito a cobertura vacinal entre as gestantes, a taxa é a menor entre os públicos, com apenas 31,5%. Por sua vez, o Governo afirma que o público indígena foi o único que atingiu 100% de cobertura. Anteriormente, o Butantan chegou a se reunir a uma aldeia indígena para criar cartilha sobre covid-19 em tupi-guarani.

Ainda que a primeira parte da campanha (destinada ao grupo prioritário) tenha sido concluída, essas pessoas podem comparecer no posto de vacinação normalmente, para tomar a dose. O Estado recomenda que aqueles que foram diagnosticados com covid-19 sejam vacinados imediatamente após o término do período do isolamento.

Já em relação à vacinação contra a gripe no público infantil (entre 5 a 11 anos), o Governo aponta a necessidade de um intervalo de 15 dias entre as vacinas destinadas à campanha e contra a covid-19. “É muito importante que as pessoas busquem a imunização para evitar casos mais graves e até internações pela gripe”, explica a enfermeira Maria Ligia Bacciotte Ramos Nerger, da Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde.

Continua após a publicidade

Fonte: Governo do Estado de São Paulo