Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SP libera 4ª dose da vacina a partir de segunda (21); saiba quem pode receber

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Março de 2022 às 10h17

Link copiado!

DegrooteStock/Envato Elements
DegrooteStock/Envato Elements

O governo de São Paulo anunciou, na quarta-feira (16), que a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 deve começar na próxima segunda-feira (21). Por enquanto, poderão se beneficiar da dose de reforço pessoas com 80 anos ou mais, independente de comorbidades, em todo o estado.

A decisão de renovar o reforço contra a covid-19 nos idosos foi estabelecida pelo Comitê Científico da Covid no Estado. Os cientistas consideraram "o alto índice de mortalidade entre os idosos desta faixa etária durante a circulação da variante Ômicron [BA.1], que foi superior aos óbitos ocorridos nos dois outros picos da pandemia em 2020 e 2021", segundo nota.

Continua após a publicidade

Quem pode tomar quarta dose?

No estado de São Paulo, poderá receber a quarta dose da vacina contra a covid-19 pessoas com mais de 80 anos. As autoridades locais estimam que 900 mil idosos devem se beneficiar do reforço a partir de segunda (21). Para ser imunizado, o indivíduo precisa ter recebido a terceira dose há pelo menos quatro meses.

A ideia é ampliar o acesso da quarta dose, em primeiro lugar, para os mais velhos. Em seguida, outras faixas etárias serão incluídas até chegar naqueles com 60 anos. Por enquanto, não há previsão de imunizar toda a população com a dose de reforço extra.

No momento, o Ministério da Saúde autoriza apenas a aplicação da quarta dose para pacientes imunossuprimidos. São beneficiados por esta medida, por exemplo, pessoas que passam por hemodiálise, que vivem com HIV ou que estejam em quimioterapia. Agora, São Paulo é o primeiro estado a ampliar a cobertura desse reforço contra a covid-19.

Continua após a publicidade

Fonte: Governo de SP