Sorvete chinês que não derrete é investigado por autoridades
Por Augusto Dala Costa • Editado por Luciana Zaramela |
Sorvetes chineses que não derretem nem ao serem expostos a fogo ou temperaturas altas estão sendo investigados pelas autoridades. A ação foi tomada após diversos vídeos com as tentativas de derreter o produto viralizarem, com clientes cobrando explicações — especialmente devido ao alto custo do doce, vendido pela marca Zhong Xue Gao, com sede em Xangai.
- A conspiração por trás das máquinas de sorvete do McDonald’s
- Adicionar sal à comida reduz a expectativa de vida em dois anos, segundo estudo
O sorvete específico utilizado para teste tem sabor de coco e sal marinho e, assim como outros de primeira linha da marca, custa ¥ 70 (yuans), ou seja, R$ 60, o que levou a população a apelidar o produto de "Hermès dos sorvetes". Mesmo sendo relativamente caros, as iguarias doces fazem sucesso nas principais cidades da China.
Queimando o sorvete
Nos experimentos realizados por clientes, o sorvete é exposto à chama de um isqueiro comum e colocado em uma sala climatizada a 31 ºC por mais de 50 minutos. Em nenhum dos casos o produto chegou a derreter, ficando em um estado sólido e pegajoso. Um funcionário do Departamento de Supervisão e Administração do Mercado de Xangai disse estar ciente dos vídeos e investigando os casos.
Mesmo afirmando que o sorvete não derreteu à plena vista, ele ainda afirmou que testes mais confiáveis deverão ser realizados, em instituições profissionais e a partir de dados científicos. Segundo a empresa que fabrica o produto, os principais componentes do sorvete sabor coco e sal marinho são leite, creme de leite, polpa de coco, leite condensado e leite em pó, o que o torna 40% sólido.
A fabricante ainda relata adicionar 0,032 gramas de carragenina — um extrato de algas marinhas — nos potes de sorvete, chegando a 78 gramas cada, de acordo com regulamentações de saúde do país. Segundo ela, a substância é aplicada amplamente em sorvetes e bebidas, funcionando como uma goma que ajuda a manter a estabilidade.
Algumas evidências apontam que a carragenina pode acarretar problemas de saúde, chegando até mesmo a causar câncer: a empresa, no entanto, afirma que os estudos em questão foram feitos apenas em animais e células, contestando os resultados para sua possível influência em humanos.
Ainda assim, a população não ficou convencida que o sorvete de coco e sal marinho seja saudável, e continua exigindo explicações sobre a "não-incinerabilidade" do produto e seu preço elevado. O jeito é esperar análises laboratoriais mais profundas e recorrer ao bom e velho sorvete comum enquanto isso.
Fonte: The South China Morning Post