Publicidade

Sons indetectáveis de baixa frequência podem fazer uma pessoa dançar mais

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Novembro de 2022 às 10h30

Link copiado!

peus80/envato
peus80/envato

Sons de baixa frequência indetectáveis podem fazer uma pessoa dançar mais, segundo um novo estudo publicado na revista científica Current Biology. Conforme apontam os pesquisadores, os indivíduos sequer percebem o que está acontecendo.

O experimento aconteceu durante um show de música eletrônica, realizado em um centro de performance de pesquisa que foi projetado especificamente para estudar sobre música e dança. Um total de 133 pessoas compareceram ao show e 66 delas concordaram em participar do estudo.

Durante a apresentação, os participantes usaram faixas de cabeça com marcadores de captura para detectar seu movimento. Antes e depois do show, eles preencheram questionários sobre a percepção que tinham da música e as sensações que experimentavam.

Continua após a publicidade

Em meio ao show, os pesquisadores ligavam e desligavam os sons de frequência muito baixa (8–37 Hz) através dos alto-falantes a cada 2,5 minutos. Em seguida, o grupo calculou a velocidade de movimento da cabeça das pessoas nesses dois cenários (com ou sem as batidas).

Os pesquisadores descobriram que, quando esses sons estavam ativados, os participantes se movimentavam 11,8% a mais. Além disso, os autores do estudo também notaram que os participantes do questionário responderam que sentiam vontade de mover o corpo em parte devido às frequências graves do show.

Com base nas descobertas, os pesquisadores concluíram que a intensidade da dança pode ser aumentada por sons de baixa frequência indetectáveis sem que a pessoa perceba. No entanto, essas batidas podem ter criado vibrações que as pessoas sentiram no chão, o que pode ter influenciado o movimento dos participantes. Mais pesquisas podem ser necessárias para entender essa relação.

Continua após a publicidade

Fonte: Current Biology via Live Science