Publicidade

Se uma mosca pousar na sua comida, é seguro comer?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Abril de 2023 às 11h00

Link copiado!

Anterovium/envato
Anterovium/envato

É seguro comer um alimento em que uma mosca pousou? A comunidade científica aponta que, na prática, o risco de adoecer por causa disso é relativamente baixo. No entanto, não deixa de ser nojento, principalmente levando em consideração que moscas precisam vomitar na comida antes de ingerir.

Por não ter dentes, a mosca segue apenas uma dieta líquida, por isso libera seu suco gástrico em cima da comida para liquidificá-la. O inseto também pode sentir o gosto da comida assim que pousa, e usa receptores nos pés para decidir se está tomando algo nutritivo. Ao se esfregar, é como se limpasse os sensores de sabor para perceber melhor a comida em que pousou.

Mas esse não é o principal problema: a mosca passa a maior parte de sua vida se alimentando de material orgânico em decomposição, o que inclui vegetação podre, carne crua e fezes. Isso significa que ela abriga uma série de germes.

Continua após a publicidade

Moscas trazem germes

Para se ter uma noção, um estudo já conseguiu identificar 130 patógenos nesse inseto (dentre eles, fungos, vírus, parasitas e bactérias), o que pode causar condições como intoxicação alimentar, vômitos, náuseas, dor de estômago, diarreia e febre.

Um estudo de 2022 revelou que a mosca pode carregar patógenos transmitidos por alimentos que afetam a saúde humana, incluindo Salmonella, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Bacillus cereus e Bacillus subtilis.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Mesmo assim, os pesquisadores alegam que se uma única mosca tiver um breve contato com comida recém-cozida, não é preciso se preocupar, tampouco jogar fora a comida. O verdadeiro risco está no alimento onde muitas moscas, ao mesmo tempo, ficaram pousando ao longo de horas, por exemplo. Ou então se uma fêmea depositou ovos no alimento, pois a ingestão deles pode causar uma doença chamada miíase. Nesses dois casos, a recomendação é descartar a comida.

Fonte: PLOS Neglected Tropical Diseases via IFL Science