Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sabia que moscas precisam vomitar na comida antes de ingeri-la? Entenda!

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Novembro de 2021 às 10h40

Link copiado!

 DennisJacobsen/Envato
DennisJacobsen/Envato

Se você já parou para analisar a movimentação das moscas ao pousar na comida, talvez já tenha reparado que elas parecem vomitar antes de comer. O que acontece é que o inseto não tem dentes, e segue apenas uma dieta líquida, por isso libera seu suco gástrico em cima da comida para liquidificá-la.

As moscas também podem sentir o gosto da comida assim que pousam sobre ela. Basicamente, elas usam receptores nos pés para decidir se estão tomando algo nutritivo. Aquele movimento que uma mosca faz, esfregando as pernas, significa que ela está limpando os sensores de sabor para ter uma ideia melhor do que há na comida em que pousou.

Vale alertar que quando uma mosca pousa em sua comida, provavelmente não foi a única coisa em que ela pousou naquele dia: pode ter pousado em uma lixeira ou fezes de animais, por exemplo, transportando germes para a sua comida. Alguns dos micróbios podem causar doenças, como cólera (uma infecção intestinal aguda) e febre tifoide (com sintomas que vão desde a dor de cabeça até a diarreia).

Continua após a publicidade

Mas não são apenas as moscas em sua fase adulta que podem transmitir doenças. Existe a miíase, que é justamente uma infecção de pele causada pela presença de larvas de moscas. A região da pele onde a larva penetra assume um aspecto avermelhado e inflamatório que se assemelha a um “furúnculo”. Essa infecção acontece pela deposição de larvas de determinadas moscas em ferimentos na pele, cavidades naturais (como nariz e orelhas) ou pela ingestão de larvas através de alimentos contaminados.

Mas, justiça seja feita: as moscas integram um grupo importante de polinizadores, e muitas plantas precisam delas. E, segundo um estudo, as larvas já ajudaram cientistas a desenvolver novos tratamentos para infecções.

Fonte: IFL Science, Sociedade Brasileira de Dermatologia