Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Registro de mosca infectada por fungos "zumbis" vence concurso de fotografia

Por| Editado por Luciana Zaramela | 22 de Agosto de 2022 às 09h26

Link copiado!

Robert Kresse/Unsplash
Robert Kresse/Unsplash

A imagem de uma mosca infectada por fungos "zumbis" venceu a mais recente edição do concurso de fotografia científica promovido pela revista BMC Ecology and Evolution. A imagem em questão mostra os corpos de um fungo parasita emergindo do corpo de uma mosca na Reserva Nacional Tambopata, no Peru, e foi tirada por Roberto García-Roa, da Universidade de Valência, Espanha.

Segundo o próprio fotógrafo responsável, o chamado fungo 'zumbi' se infiltrou no exoesqueleto e na mente da mosca e a obrigaram a migrar para um local mais favorável ao crescimento do fungo. Do ponto de vista da comunidade científica, o que levou esse registro à vitória é o fato de ilustrar a vida e a morte simultaneamente, uma vez que a morte da mosca dá vida ao fungo.

Além da imagem vencedora, os jurados também selecionaram vencedores e vice-campeões em quatro categorias: Relacionamentos na Natureza, Biodiversidade sob Ameaça, Vida de Perto e Pesquisa em Ação. As imagens vencedoras destacam as relações entre as espécies.

Continua após a publicidade

Os fungos presentes na imagem vencedora são entomopatogênicos, ou seja: agem como parasitas em insetos, geralmente matando ou debilitando seriamente seus hospedeiros. O apelido de zumbi vem justamente por conta da capacidade de assumir o controle do cérebro e do sistema nervoso central de um hospedeiro.

Qual é a função dos fungos?

Os fungos são parte da razão pela qual existimos. Segundo uma equipe da North Carolina State University, a falta de luz solar que se seguiu ao impacto do famoso asteroide que acabou com 70% de toda a vida na Terra fez com que a vida vegetal que não morresse com o impacto começaria a decair rapidamente, criando condições para que os fungos se espalhassem rapidamente. Quando isso aconteceu, o sangue quente dos mamíferos evoluiu, em parte, como resposta à pressão dos fungos.

Continua após a publicidade

Além disso, cientistas da Cardiff University (País de Gales) apontam que, sem fungos para ajudar na decomposição, toda a vida na floresta logo seria enterrada sob uma montanha de matéria vegetal morta. Os fungos decompõem a matéria orgânica morta e, ao fazer isso, liberam nutrientes que as plantas usam para continuar crescendo. Anteriormente, já reunimos algumas curiosidades sobre esses seres vivos.

Fonte: BMC Ecology and Evolution via EurekAlert!