Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Saúde libera vacina da covid para bebês a partir de 6 meses com comorbidades

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Outubro de 2022 às 14h29

Link copiado!

Prostock-studio/Envato Elements
Prostock-studio/Envato Elements

O Ministério da Saúde liberou, na noite de quinta-feira (13), a vacinação contra a covid-19 de bebês com seis anos ou mais com comorbidades. As imunizações deverão ser feitas com a fórmula desenvolvida pela farmacêutica Pfizer. No momento, ainda não há prazo oficial para o início da campanha de vacinação destas crianças no Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacina da Pfizer para crianças de 6 meses a 4 anos foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro e, desde então, técnicos dos Ministério da Saúde discutiam e revisavam dados sobre a aplicação do imunizante no público alvo.

Vale lembrar que, na pandemia da covid, os pequenos eram o último grupo que continuava desprotegido da covid, enquanto todas as outras faixas etárias já podiam se imunizar contra o coronavírus SARS-CoV-2. Com o movimento da pasta, a situação tende a mudar no Brasil.

Continua após a publicidade

Quando começa a vacina da covid em bebês com comorbidades no Brasil?

Ainda não há informações sobre quando o Ministério da Saúde receberá as primeiras doses da vacina da Pfizer para a aplicação em bebês com comorbidades e nem quantas doses serão recebidas neste primeiro momento, segundo apuração da Agência Brasil.

Além disso, as equipes da Saúde continuam a revisar os dados sobre a vacina para a liberação em todos os bebês a partir dos 6 meses, independente da presença de comorbidades. Neste caso, será necessário um parecer positivo da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).

Continua após a publicidade

Quais comorbidades dão direito à vacina da covid em crianças?

No momento, ainda não foi detalhada a lista de comorbidades que dão acesso à vacina da covid em crianças de 6 meses ou mais. No caso da pasta se basear nas decisões anteriores, as seguintes condições devem ser consideradas como comorbidades para a vacinação:

  • Doença renal crônica;
  • Doenças cardiovasculares e cerebrovasculares;
  • Diabetes mellitus;
  • Hipertensão arterial grave;
  • Pneumopatias crônicas graves;
  • Anemia falciforme;
  • Obesidade;
  • Câncer;
  • Síndrome de Down.

Diferenças da vacina para bebês com 6 meses ou mais

Continua após a publicidade

A vacina da Pfizer que será aplicada em bebês a partir dos 6 meses apresenta algumas diferenças da fórmula aplicada nas crianças mais velhas, de 5 a 11 anos. Por exemplo, o imunizante deve ser aplicada em três doses de 0,2 ml (equivalente a 3 microgramas).

Para facilitar a identificação tanto pelos profissionais de saúde quanto pelos pais e familiares, a tampa da vacina contra a covid-19 para aqueles com 6 meses a 4 anos terá a tampa na cor vinho. Para adultos e adolescentes (mais de 12 anos), a tampa é roxa. Enquanto isso, para crianças de 5 a 11 anos, a cor é laranja.

Fonte: Agência Brasil e Ministério da Saúde