Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Saúde deve comprar mais 10 mi de doses da CoronaVac infantil

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Fevereiro de 2022 às 17h30

Link copiado!

Luciana Zaramela/Canaltech
Luciana Zaramela/Canaltech

Para ampliar a vacinação infantil contra a covid-19, o Ministério da Saúde deve firmar acordo com o Instituto Butantan para a compra de mais 10 milhões de doses do imunizante CoronaVac, produzidas pelo próprio instituto. As novas doses poderão ser aplicadas em crianças com mais de 6 anos.

O acordo entre a Saúde e o Butantan ainda não foi oficializado, mas apuração do canal GloboNews confirmou as negociações para a compra das vacinas contra a covid-19. Em paralelo, o Brasil também possuí contrato ativo para o recebimento de doses pediátricas com a farmacêutica norte-americana Pfizer.

Continua após a publicidade

Até agora, a Saúde já distribuiu 7,5 milhões de doses de vacinas para serem aplicadas em crianças contra o coronavírus, sendo que 4,2 milhões foram da Pfizer e as outras 3,3 milhões são do Butantan.

CoronaVac em crianças

Vale lembrar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, no dia 20 de janeiro, o uso da vacina CoronaVac contra a covid-19 para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, exceto para aquelas que são imunocomprometidas (têm baixa imunidade).

Como alguns estados ainda tinham estoque de doses da CoronaVac, algumas regiões brasileiras iniciaram imediatamente a aplicação de doses da fórmula no público infantil, como o estado de São Paulo. Somando todas as doses, os estados tinham cerca de 6,4 milhões de doses disponíveis. Nos estoques da Saúde, eram 7 milhões. Essas doses já são distribuídas gradualmente.

Continua após a publicidade

Com o novo contrato da Saúde — que ainda não tem data para ser firmado —, o Brasil deve dar mais um salto na imunização contra a covid-19, já que um número maior de crianças terá acesso ao imunizante. Segundo a plataforma Our World in Data, 70,06% da população brasileira já recebeu as duas doses ou o imunizante de dose única, o que equivale a 149,9 milhões de pessoas imunizadas.

Fonte: G1 e Our World in Data