Publicidade

Samsung cria software que controla aparelho de TV com as ondas cerebrais

Por| 09 de Novembro de 2018 às 20h05

Link copiado!

Samsung cria software que controla aparelho de TV com as ondas cerebrais
Samsung cria software que controla aparelho de TV com as ondas cerebrais
Tudo sobre Samsung

O Project Pontis, da Samsung, desenvolveu um software que permite que as ondas do cérebro humano controlem aparelhos televisivos, visando atender às necessidades de pessoas com graves limitações de mobilidade, como tetraplégicos. O responsável pelo projeto foi o Centro de Neuroprótese da Escola Politécnica Federal de Lausana (EPFL), em parceria com a Samsung da Suíça. A tecnologia foi demonstrada na Samsung Developer Conference, que ocorreu nos dias 7 e 8 de novembro, em São Francisco.

"Estamos fazendo uma tecnologia que é mais complexa, mais inteligente, mas não podemos esquecer que essa tecnologia é feita para se comunicar com humanos"

O modelo criado usa 64 sensores interpretados por te´cnicas automatizadas de aprendizado e se baseia não apenas nas ondas cerebrais mas também nos movimentos oculares do usuário. Ainda em desenvolvimento, o sistema tem como objetivo permitir o funcionamento exclusivamente pelas funções cerebrais, mas a dificuldade de implementar essa solução é que os padrões de onda são diversos em cada pessoa.

O Project Pontis começará a ser testado nos hospitais suíços já no início de 2019, a fim de identificar a receptividade do produto pelos pacientes com dificuldades de mobilidade. No vídeo promocional anunciado, que pode ser conferido na reprodução abaixo, é possível ver que a tecnologia ainda está bastante prematura, exigindo o uso de gel condutor para funcionar. Mas para pessoas tetraplégicas ela pode significar um ganho de qualidade de vida muito importante.

Continua após a publicidade

O vídeo está disponível apenas com aúdio em alemão, mas legendas em inglês podem ajudar, ao ser acionadas ao clicar nas opções de configuração no ícone de engrenagem na parte inferior direita do player.

Fonte: Hipertextual