Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Salmonela: Anvisa aumenta lista de chocolates Kinder proibidos no Brasil; veja

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Abril de 2022 às 16h05

Link copiado!

Tom Morel/Unsplash
Tom Morel/Unsplash

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ampliou, na quarta-feira (27), a lista de chocolates Kinder com proibição de vendas no Brasil. Agora, estão restritos oito produtos da marca Ferrero por causa do potencial risco de contaminação da bactéria Salmonella typhimurium. A empresa realiza o recolhimento voluntário.

Vale explicar que o recolhimento dos chocolates das prateleiras de mercados e lojas de conveniência brasileiras foi estabelecido, após casos de salmonela serem identificados em crianças na Europa. A origem da infecção foi associada com o consumo do alimento produzido em uma fábrica da Bélgica. É, por isso, que apenas os produtos feitos nesta instalação são alvo da medida.

Continua após a publicidade

"Foi mantida a proibição da comercialização, da distribuição, da importação e do uso dos produtos da marca Kinder fabricados na Bélgica pela empresa Ferrero. Os produtos dessa fábrica foram alvo de alerta internacional comunicando um surto de Salmonella typhimurium em chocolates da marca", detalha a Anvisa, em nota.

Medidas para evitar possíveis casos de salmonela

No dia 20 de abril, a Anvisa anunciou a proibição da venda do Kinder Schoko-Bons Branco importado no Brasil. No entanto, a agência precisou ampliar a restrição, porque "a empresa Ferrero do Brasil informou ter identificado a comercialização de lotes desses produtos, importados por terceiros para o país".

Nesse sentido, é preciso esclarecer que estão proibidas apenas a comercialização do chocolate Kinder importado por terceiros. Os produtos fabricados pela empresa Ferrero Brasil continuam a ser comercializados normalmente e são seguros.

Continua após a publicidade

Quais chocolates da kinder devem ser recolhidos?

A Anvisa orienta o recolhimento dos seguintes produtos, quando o local de origem da produção for a Bélgica:

  • Kinder Suprise Maxi 100g;
  • Kinder Suprise 20g, 60g ou 80g;
  • Kinder Schoko-Bons 46g, 125g, 200g ou 300g;
  • Kinder Schoko-Bons Branco 46g, 125g ou 200g;
  • Kinder Mix Peluche 133g;
  • Kinder Mix Advent Calendar 127;
  • Kinder Mini Egss Mix 250g;
  • Kinder Happy Moments 162g.

Para saber o local de produção do produto, o consumidor olhar no rótulo e analisar o nome do fabricante. Quando identificar que o chocolate foi "Fabricado por" ou "Produzido por" Ferrero Argdennes SA – Arlon, Bélgica, o produto não deve ser consumido.

Continua após a publicidade

Fonte: Anvisa