Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que você nunca deve comer batatas verdes?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Abril de 2022 às 17h10

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

O consumo de batatas que estão verdes e em processo de decomposição não deve ser feito, pelo menos é o que a história nos ensina sobre esta planta. Em 1979, quase 80 crianças foram envenenadas após consumirem o alimento estragado e uma parte delas levou seis dias para se recuperar.

Publicado na revista científica BMJ Case Reports, um relato do caso revela o que aconteceu com as crianças de uma escola no sul de Londres, na Inglaterra. Vítimas de intoxicação alimentar, os pequenos sofreram com vômitos, diarreia e febre. Em casos mais graves, alguns pacientes entraram em coma e tiveram convulsões.

Continua após a publicidade

O culpado de todo o caos que a escola londrina enfrentou foi um só: o consumo de batatas verdes. Só que, inicialmente, não se sabia o que aquele grupo de 78 crianças tinha e foi necessária uma série de investigações para relacionar a intoxicação com o produto podre.

Apesar de parecer inocente, a batata pode ser venenosa, principalmente as suas folhas e caules. Isso porque carregam um tipo específico de alcaloide, a solanina. Esta é a responsável pelos envenenamentos.

Estudo sobre o caso de intoxicação alimentar em crianças

Na escola britânica, o início dos sintomas de envenenamento começaram a aparecer entre quatro e 14 horas após o consumo das batatas verdes cozidas. "Vômitos e diarreia foram sintomas predominantes, precedidos ou acompanhados de dor abdominal", detalha o relato de caso. Inclusive, algumas das vítimas de envenenamento apresentaram febre.

Continua após a publicidade

No extremo, alguns pacientes apresentavam "episódios de espasmos convulsivos" e chegaram a entrar em coma. "Esses meninos também mostraram sinais de colapso circulatório periférico [observado através do pulso], mesmo quando a desidratação era apenas leve", relata o texto.

Por que as batatas ficam verdes?

"O esverdeamento e a brotação ocorrem quando os tubérculos de batata são expostos à luz ou armazenados em condições adversas, e esses processos estão associados à produção dos alcaloides", como a solanina, explica o relato de caso sobre os potenciais riscos para o consumo de batatas estragadas.

Continua após a publicidade

Segundo o texto, "envenenamento leve por solanina não reconhecido pode ser a causa de muitos episódios leves de gastroenterite [inflamação no estômago]. Talvez, uma maior conscientização sobre essa possibilidade leve à descrição de mais casos como esse".

Comer batata verde pode matar?

"Noa recente episódio no sul de Londres, todos os pacientes se recuperaram completamente, embora alguns tenham ficado confusos e alucinados por vários dias", afirma o documento. Passados seis dias da intoxicação alimentar, todos estavam bem. E pouco sangue foi eliminado nas fezes ou no vômito.

No entanto, o consumo de batatas verdes (e estragadas) pode levar ao óbito, ainda nas primeiras 24 horas. Só que este desfecho costuma acometer apenas pacientes desnutridos e que não receberam o tratamento adequado.

Continua após a publicidade

"Felizmente, poucas pessoas cozinham batatas verdes ou germinadas por causa de sua aparência e seu sabor amargo e desagradável", lembra o texto. Talvez, por isso, sejam incomuns relatos como este. "Na prática, o envenenamento por solanina parece ser raro, exceto em épocas de escassez de alimentos", completa.

Fonte: BMJ Case Reports