Publicidade

Rússia autoriza Sputnik Light, vacina de dose única contra COVID-19

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Maio de 2021 às 13h58

Link copiado!

Rawpixel
Rawpixel

Por enquanto, a maioria das vacinas disponíveis contra a COVID-19 exigem duas doses. No entanto, a Rússia autorizou o uso de uma vacina de dose única, chamada Sputnik Light. Consiste, basicamente, na primeira dose do imunizante original.

Essa dose demonstrou eficácia de 79,4%, e os dados apontam inclusive uma eficácia contra as novas cepas de coronavírus, conforme demonstrado pelo Gamaleya Center durante os testes de laboratório.

A ideia da Sputnik Light é induzir o desenvolvimento de anticorpos Imunoglobulina G em 96,9% dos indivíduos no 28º dia após a vacinação. Segundo os dados do instituto responsável, a resposta imune celular contra a proteína S do SARS-CoV-2 se desenvolve em 100% dos voluntários no 10º dia. Vale notar que a Sputnik Light é baseada em uma plataforma de vetor adenoviral humano que provou ser segura e eficaz e sem efeitos colaterais de longo prazo, segundo o Gamaleya.

Continua após a publicidade

A taxa de eficácia foi calculada com base em dados obtidos de russos vacinados com uma única dose durante a campanha de vacinação em massa entre 5 de dezembro de 2020 e 15 de abril de 2021. A taxa de infecção entre os indivíduos vacinados a partir do 28º dia a partir da data da injeção foi de apenas 0,277%. No mesmo período, a taxa de infecção entre a população adulta não vacinada foi de 1,349%. 

A Sputnik Light demonstrou, ainda, segurança para todos os indivíduos, incluindo aqueles com imunidade pré-existente ao SARS-CoV-2. “A Sputnik Light ajudará a prevenir a disseminação do coronavírus por meio da imunização mais rápida de grupos populacionais maiores, além de apoiar altos níveis de imunidade em pessoas que já foram infectadas anteriormente”, comentou Kirill Dmitriev, CEO do Russian Direct Investment Fund (RDIF), que financia o desenvolvimento.

“A vacina Sputnik Light reduz significativamente a possibilidade de casos graves que levam à hospitalização, com apenas uma injeção necessária. O regime de dose única resolve o desafio de imunizar grandes grupos em um tempo mais curto, o que é especialmente importante durante a fase aguda da disseminação do coronavírus, alcançando a imunidade coletiva mais rapidamente", acrescentou.

Continua após a publicidade

A promessa é que a Sputnik Light custe menos de US$ 10 (R$ 52). No entanto, a vacina de duas doses Sputnik V continua sendo a principal fonte de vacinação na Rússia, enquanto a Sputnik Light será exportada para parceiros internacionais.

Fonte: Sputnik V Newsroom