Robô treinado com vídeos de cirurgia realiza operação com habilidade de médico
Por Júlia Putini • Editado por Luciana Zaramela |

Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, treinaram um robô para realizar operações em uma modalidade inédita, usando vídeos. A máquina "assistiu" ao conteúdo gravado por cirurgiões experientes e executou os mesmos procedimentos com habilidade igual à dos médicos humanos (veja o vídeo mais abaixo).
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Pele artificial desenvolvida no Brasil é destaque em revista científica renomada
- Robôs cirurgiões já são realidade no Brasil e nós te contamos tudo sobre eles
A novidade foi apresentada nesta semana na Conferência sobre Aprendizado de Robótica em Munique, um evento importante para os campos da robótica e do aprendizado de máquinas.
O robô faz parte do chamado Sistema Cirúrgico da Vinci e executa três tarefas fundamentais para uma cirurgia: manipula uma agulha, levanta tecido corporal e sutura. Ele foi ensinado a partir de centenas de horas de operações gravadas por cirurgiões de diversos países.
O Sistema Cirúrgico da Vinci se vale da mesma arquitetura de aprendizado de máquina que opera o ChatGPT. A diferença é que o ChatGPT trabalha com palavras e texto, e este modelo com cinemática, uma linguagem que decompõe os ângulos do movimento robótico em matemática.
Os testes foram feitos em coxa de frango e em lombo de porco. Veja:
Atualmente, cerca de 7.000 robôs da Vinci são ativos em cirurgias pelo mundo, e eles contam com arquivos de vídeos de mais de 50.000 cirurgiões treinados no sistema para criar o arquivo de dados.
Esse tipo de aprendizagem, por imitação, elimina a necessidade de programar robôs com movimentos individuais e aproxima o campo da cirurgia robótica da total autonomia. A perspectiva é de que, no futuro, os robôs possam realizar cirurgias complexas sem ajuda humana.
Veja também:
Fonte: Universidade Johns Hopkins