Publicidade

Remédios contra a varíola dos macacos não estão disponíveis no Brasil

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Maio de 2022 às 14h09

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

Os remédios para o tratamento da varíola humana e da varíola dos macacos (monkeypox) não são autorizados para uso no Brasil e nem podem ser comercializados nacionalmente, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Atualmente, o vírus da varíola do macaco está se espalhando por diferentes países, principalmente na Europa e na América do Norte. Segundo a plataforma Global.health, mais de 200 casos já foram confirmados em todo o mundo. Diante desse cenário, pode ser um desafio tratar pacientes infectados no Brasil, caso a doença desembarque por aqui.

Continua após a publicidade

Segundo apuração do jornal O Globo, os agentes da Anvisa estão monitorando o surto de casos da varíola dos macacos, mas, por enquanto, nenhuma decisão foi tomada em relação ao uso dos medicamentos contra a doença no Brasil.

Quais são os remédios contra a varíola dos macacos?

Atualmente, os Estados Unidos aprovam três antivirais contra a varíola humana, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). São os seguintes remédios:

  • Brincidofovir;
  • Tecovirimat (ST-246);
  • Cidofovir.
Continua após a publicidade

Apesar destes três medicamentos terem sido aprovados contra a varíola humana nos EUA, o CDC explica que "vacina contra a varíola, os antivirais e a imunoglobulina vaccinia (VIG) podem ser usados" para controlar um surto da varíola dos macacos. Isso porque os dois vírus são semelhantes geneticamente.

"Não há dados disponíveis sobre a eficácia de Cidofovir e Brincidofovir no tratamento de casos humanos de varíola dos macacos. No entanto, ambos têm atividade comprovada contra poxvírus em estudos in vitro e em animais", detalha o CDC, por exemplo.

Remédios da varíola e a Anvisa

De acordo com a Anvisa, o antiviral cidofovir já obteve registro de uso aprovado pela agência, só que a licença venceu em 2010 e, desde então, não foi renovada. Quanto às outras duas potencias medicações, elas não foram analisadas pelos agentes.

Continua após a publicidade

“Não há medicamentos com indicação para tratamento de varíola no Brasil. Existe registro para a substância doxiciclina, que é indicada para 'varíola por riquétsia', que se trata de uma outra variação da doença. Não há registro de brincidofovir (ou só o cidofovir) e tecovirimat. Para cidofovir já houve registro, mas está caduco desde 2010”, explica a Anvisa, em nota.

Fonte: CDC O Globo