Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Reino Unido testa spray de cannabis para tratar tumor cerebral

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Agosto de 2021 às 14h30

Link copiado!

Roberto Valdivia/Unsplash
Roberto Valdivia/Unsplash

O NHS, Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, está apostando em um novo estudo, que consiste no uso do uso do spray bucal à base de cannabis para tratar tumores cerebrais.

Para a realização desse teste, os médicos devem distribuir o spray, conhecido como Sativex, a pacientes do Reino Unido que tenham tumor cerebral. A ideia do ensaio clínico é matar células cancerígenas.

O Sativex já é administrado a pacientes com esclerose múltipla, e é um dos três medicamentos à base de cannabis atualmente em uso no NHS. A Brain Tumor Charity, que está financiando o estudo, recrutará 232 pacientes no início do próximo ano. Dois terços receberão Sativex e temozolomida, enquanto o outro terço receberá o medicamento de quimioterapia e um placebo.

Continua após a publicidade

Sativex contém quantidades iguais de dois canabinoides: a substância psicoativa tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD), que pode ajudar a reduzir a dor, inflamação e ansiedade sem induzir quaisquer efeitos psicoativos. O ensaio é uma sequência de um estudo anterior, focado unicamente na segurança do Sativex e temozolomida juntos. Esse primeiro estudo envolveu apenas 27 pacientes. O novo ensaio clínico deve levar três anos e analisará o impacto no paciente, incluindo quanto tempo ele sobrevive.

Fonte: The Guardian