Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Reino Unido autoriza nova injeção com RNA para tratamento de colesterol alto

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Setembro de 2021 às 14h54

Link copiado!

FabrikaPhoto/Envato Elements
FabrikaPhoto/Envato Elements

Para o tratamento de colesterol alto, o Reino Unido acabou de liberar uma nova injeção com RNA que deve ser oferecida para até 300 mil pessoas nos próximos três anos. O medicamento inclisiran foi autorizado pelo National Health Service (NHS) e demanda apenas duas aplicações anuais.

De acordo com as autoridades britânicas de saúde, o inclisiran será prescrito, inicialmente, para três grupos de pacientes: aqueles que sofrem de alguma doença genética e que, por causa disso, possuem colesterol alto; aqueles que já sofreram um ataque cardíaco ou derrame; e aqueles que não responderam bem a outros medicamentos usador para diminuir o colesterol, como as estatinas.

O novo medicamento usa uma técnica conhecida como "silenciamento de genes". Nesse sentido, a medicação age, diretamente, na causa de uma doença. Isso porque a injeção afeta um determinado gene ligado ao colesterol alto e o impede de "trabalhar", produzindo proteínas nocivas para o corpo do paciente.

Continua após a publicidade

Até agora, a maioria dos tratamentos com tecnologia de silenciamento de genes foi usada para tratar doenças genéticas raras. Esta injeção para o colesterol é uma das primeiras soluções do tipo para tratar pessoas em uma escala mais ampla. A fórmula também foi aprovada pela agência reguladora da União Europeia.

Como funciona o novo tratamento contra colesterol alto?

No caso da injeção contra altos níveis de colesterol, o mecanismo de silenciamento de gene atua durante a produção da proteína PCSK9. Na verdade, é impedida a sua produção. Essa proteína está envolvida na regulação do colesterol no organismo, mas a sua concentração é excessiva em pessoas com altos níveis de colesterol LDL (o colesterol "ruim").

Continua após a publicidade

Para impedir a produção da proteína, os pesquisadores precisaram atingir o mRNA (RNA mensageiro) que a produz. Dessa forma, os desenvolvedores do novo remédio criaram uma versão sintética de outro tipo de RNA, o RNA interferente (siRNA), em laboratório.

Por sua vez, o siRNA é projetado para atingir especificamente o mRNA que carrega instruções para a proteína PCSK9. Ele se liga ao seu mRNA alvo e destrói as instruções de produção da PCSK9, o que reduz significativamente a quantidade dessas proteínas. Assim, é esperado que os pacientes com colesterol alto apresentem uma redução de sua concentração para o mesmo nível de pessoas sem a doença.

Fonte: Science Alert