Publicidade

Qual a importância da atividade física para a saúde?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Junho de 2021 às 08h30

Link copiado!

shurkin_son/Freepik
shurkin_son/Freepik

Se você tem o costume de fazer consultas médicas regularmente, em algum momento já deve ter ouvido a recomendação da prática de atividades físicas para uma melhoria na saúde. Os exercícios são indicados por diferentes tipos de médicos, seja para manter o organismo saudável, seja para melhorar a disposição física e psicológica.

Para que a prática de exercícios físicos chegue a um nível vantajoso, é preciso que haja uma regularidade nas atividades, sejam elas aeróbicas ou funcionais. Mas se você ainda tem dúvidas em relação ao motivo desses benefícios e em como a saúde irá melhorar com essa rotina, chegou a hora de saciar essa curiosidade e, talvez, começar a colocar os planos de ser uma pessoa saudável em prática.

Continua após a publicidade

Benefícios imediatos

Antes de falar das vantagens em longo prazo da prática de exercícios, vamos entender quais são os benefícios que podemos obter em curto prazo. O primeiro deles é em relação ao bem-estar, pois estudos já comprovaram que as atividades físicas ajudam a reduzir os sintomas de ansiedade em adultos, além de melhorar a cognição de crianças e pré-adolescentes.

A prática de atividades físicas, portanto, ajuda a pensar e aprender melhor, aprimora a qualidade de vida e te ajuda a dormir melhor. Para isso, não é preciso fazer exercícios pesados e longos, mas sim sessões que estejam de acordo com a sua capacidade física e tempo livre, sempre com a consulta de médicos e outros profissionais de saúde.

Benefícios no longo prazo

Continua após a publicidade

Em longo prazo, a prática de exercícios físicos pode trazer benefícios para o controle do peso, para a redução de riscos de doenças, para fortalecer os músculos e os ossos, aumentar a expectativa de vida, melhorar a habilidade e, em alguns casos, prevenir o câncer. Em todos os benefícios, é preciso intercalar os exercícios com a alimentação balanceada, que seja a mais saudável possível.

Entre as doenças que podem ser prevenidas com a prática regular de exercícios físicos estão as cardiovasculares. Os riscos são reduzidos quando há a prática de atividades físicas aeróbicas durante, pelo menos, 150 minutos por semana. Com essa frequência, o fluxo sanguíneo é reduzido, assim como os níveis de colesterol.

Atividades físicas regulares também ajudam a reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes do tipo 2, e quem já tem a doença pode e beneficiar do controle dos níveis de glicose no sangue. Previnem também a síndrome metabólica, que consiste na combinação de gordura corporal ao redor da cintura, além da pressão e taxas de triglicerídeos altas.

Estudos mostram ainda a importância da prática de exercícios físicos para prevenir o desenvolvimento de tumores, evitando o câncer na bexiga, mama, intestino, endométrio, esôfago, fígado, pulmão e estômago. Para aqueles que conseguiram combater o câncer, as atividades vão melhorar a sua qualidade de vida como um todo.

Continua após a publicidade

Além de trazer mais saúde para os órgãos, os exercícios físicos são vantajosos também para os ossos, articulações e músculos. Entre os resultados obtidos com a frequência de atividades estão a prevenção de fraturas graves, desaceleração da redução da densidade dos ossos, além da diminuição das chances de queda e de que as consequências desses acidentes sejam piores.

Pessoas que sofrem de artrite e outras condições reumáticas, inclusive, conseguem através da prática regular de atividades físicas ter mais controle das dores, além de uma melhoria na qualidade de vida. Em relação aos músculos, as atividades vão ajudar a pessoa a ter mais força e resistência, já que com a idade os músculos tendem a serem reduzidos. 

Com a prática de, pelo menos, 30 minutos ao dia de exercícios físicos, é possível ter uma vida mais saudável com ossos e músculos mais fortes, além de órgãos com maior desempenho em suas ações no organismo e no bem-estar. Tudo isso também traz como consequência uma melhora na saúde mental, o que, por sua vez, ajuda a evitar distúrbios psicológicos.

Continua após a publicidade

Fonte: Better Health, CDC