Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ratos "curtem" música e podem "dançar" espontaneamente

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Novembro de 2022 às 15h43

Link copiado!

riccardo ragione/unsplash
riccardo ragione/unsplash

Você sabia que os ratos podem "dançar" espontaneamente conforme a música? Segundo um estudo publicado na revista Science Advances, esses animais se movem instintivamente de acordo com o ritmo da música que estiver tocando. Anteriormente, a comunidade científica acreditava que essa habilidade era exclusivamente humana.

Segundo o estudo, os ratos exibiram uma "sincronização inata", ou seja, sem qualquer treinamento ou exposição prévia à música ou à batida em questão. “A música exerce um forte apelo sobre o cérebro e tem efeitos profundos sobre a emoção e a cognição”, opinam os autores do estudo.

Para a pesquisa, dez ratos foram equipados com acelerômetros em miniatura para medir os movimentos da cabeça. Em seguida, os pesquisadores tocaram trechos de Mozart, em quatro tempos diferentes: 75%, 100%, 200% e 400% da velocidade original. Vinte voluntários humanos também participaram.

Continua após a publicidade

Os resultados mostraram que tanto o rato quanto os participantes humanos tinham uma sincronia de batida ideal quando a música estava na faixa de 120 a 140 batidas por minuto (bpm), perto dos 132bpm originais da composição de Mozart.

A equipe também descobriu que ratos e humanos balançavam a cabeça de acordo com a batida em um ritmo semelhante, e que o nível de movimento da cabeça diminuía à medida que a música era acelerada. “Nossos resultados sugerem que o tempo ideal para a sincronização de batidas depende da constante de tempo no cérebro”, conclui o estudo. A ideia, agora, é entender como outras propriedades musicais, como melodia e harmonia, se relacionam com a dinâmica do cérebro.

Fonte: Science Advances via The Guardian