Quem tem daltonismo sonha com cores que não vê?

Quem tem daltonismo sonha com cores que não vê?

Por Fidel Forato | Editado por Luciana Zaramela | 30 de Setembro de 2021 às 15h25
AnnaStills/Envato Elements

Você já teve sonhos supercoloridos, que mais se parecem com uma viagem alucinante, como as aventuras de Alice no País das Maravilhas? E sonhos nostálgicos — ou pesadelos — em preto e branco (P&B)? Tudo isso é possível e depende da situação e das condições que experimentamos enquanto dormimos. Agora, a realidade pode ser um pouco diferente para pessoas que vivem com daltonismo ou com alguma deficiência para enxergar cores.  

O número de cores com que uma pessoa daltônica pode sonhar varia muito de quando a condição se estabeleceu. De acordo com o livro Dalton Publishing: Causes and Effects, as pessoas que se tornam daltônicas após o nascimento podem "ver" uma gama maior de cores em seus sonhos do aqueles que já nasceram com a condição. Isso porque é impossível sonhar com cores nunca vistas e experimentadas pelo cérebro antes.

Pessoas daltônicas sonham apenas com aquelas cores que podem enxergar (Imagem: Reprodução/Ollyi/Envato Elements)

Daltônicos podem sonhar em preto e branco?

Por exemplo, as pessoas que nasceram com o daltonismo total (acromatopsia) — condição na qual só é possível perceber escalas de cinza, preto e branco no lugar das cores —  não "sabem" como são as cores e, dessa forma, a mente não tem memória para fabricar sonhos coloridos. Vale lembrar que este quadro é extremamente raro e afeta cerca de 30 mil pessoas em todo o mundo, de acordo com estimativa da National Library of Medicine (NLM).

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Agora, a pessoa com deficiência vermelho-verde — considerada o tipo mais comum de daltonismo — pode ter uma experiência própria no mundo dos sonhos. Aqui, é importante destacar que existem dois tipos dessa condição, sendo que uma é a dificuldade de perceber o verde (deuteranopia) e a outra é a dificuldade para perceber o vermelho (protanopia).

Caso uma pessoa com protanopia sonhe com a bandeira dos Estados Unidos, ela enxergará a bandeira com listras verde-musgo ou em um tom similar no lugar do vermelho. Só que, para o indivíduo, isso não será nada de extraordinário, já que é a mesma experiência que ele vivencia ao ver a bandeira no mundo real.

Fonte: LiveScience   

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.