Novo tratamento com estímulos de luz pode recuperar a visão temporariamente

Novo tratamento com estímulos de luz pode recuperar a visão temporariamente

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 25 de Maio de 2021 às 12h00
Victorien Ameline/Unsplash

A tecnologia tem se mostrado uma grande aliada no que diz respeito a tratamentos para recuperar a visão integral ou parcialmente. E é o caso de um recente estudo feito pela Universidade de Newcastle, no Reino Unido. Uma terapia genética que usa pulsos de luz para controlar a atividade das células nervosas devolveu a um homem de 58 anos a capacidade de reconhecer figuras.

Na ocasião, o homem, que perdeu a visão por conta de uma retinite pigmentosa (doença ocular em que a parede posterior do olho encontra-se danificada) precisou usar um par de óculos estimulantes de luz.

A nova técnica visa restaurar a função visual nos estágios finais da doença, por meio da injeção de um vírus inofensivo modificado para transportar as instruções genéticas para a produção de uma proteína que responde à luz. Essas instruções são inseridas em células específicas do olho, chamadas ganglionares, e contornam as células danificadas, permitindo que a informação visual seja transmitida ao cérebro quando as células modificadas são expostas à luz.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

(Imagem: Harry Quan/Unsplash)

A luz é fornecida ao olho do paciente por meio de óculos que capturam imagens de tudo ao seu redor e pulsam no comprimento de onda específico ao qual a proteína da terapia genética responde em tempo real, permitindo que o paciente veja.

O avanço marca um passo importante para a optogenética. O estudo, que pode ser acessado gratuitamente, descreve o primeiro paciente a receber esse tratamento. No entanto, outros dois pacientes também já fizeram esse tratamento no Reino Unido.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.