Publicidade

Quanto pesa o cérebro humano? Confira 7 curiosidades sobre o órgão

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Kjpargeter/Freepik
Kjpargeter/Freepik

Nesta segunda-feira, dia 22 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Cérebro. Sem dúvidas, este é o órgão mais complexo e fascinante do corpo humano, composto por bilhões de neurônios e trilhões de sinapses nervosas. Apesar da importância, ele pesa entre 1.300 a 1.400 g na fase adulta. Em recém-nascidos, a massa é de aproximadamente 350 g.

É curioso também notar que há diferenças entre os cérebros de homens e de mulheres. A massa cerebral deles é cerca de 100 a 150 g mais pesada que a delas, mas isso não significa, de nenhuma maneira, diferença nos níveis de inteligência. Como veremos a seguir, o tamanho não é documento.

A seguir, conheça sete curiosidade sobre o cérebro humano:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

1. Composição do cérebro

O cérebro humano é, curiosamente, o órgão mais “gordo” do corpo. Isso porque 60% da massa cerebral é constituída por gordura. Parte significativa dessa porcentagem equivale a um ácido graxo específico, conhecido como Ômega 3. Os outros 40% são constituídos por uma mistura de água, proteínas, carboidratos e sais.

2. Tamanho não é documento

Cérebros maiores não são sinônimos de cérebros mais inteligentes. O peso do cérebro corresponde a 2% da massa corporal de um adulto. Este peso cerebral relativo é superado por várias espécies de macacos e roedores, como o musaranho (10%). Para a baleia cachalote, o cérebro pesa menos de 1%. Para definir a inteligência, o mais importante é a quantidade de neurônios e conexões.

3. Cérebro tão mole quanto pudim

Quando pensamos no cérebro, logo vem a imagem de um órgão rígido. Isso porque a representação mais conhecida é a do órgão acomodado dentro da caixa craniana. Fora desse ambiente controlado, a massa cerebral é igual a uma gosma gelatinosa, como se fosse um pudim mole.

4. Maturidade do cérebro é após os 25 

Continua após a publicidade

Oficialmente, o cérebro só chega a sua maturidade e se torna “adulto” aos 25 anos. Durante o processo de formação, os lobos frontais, responsáveis por controlar o planejamento e o raciocínio, são as últimas estruturas a serem fortalecidas.

5. Cérebro diminui com a idade

Apesar da maturidade do cérebro ser tardia, pesquisadores da Universidade de Basileia, na Suíça, descobriram que o órgão vai encolhendo, conforme o indivíduo envelhece.

Em média, o peso é reduzido em 2,7 g por ano de vida entre os homens. A redução anual é de 2,2 g para as mulheres.

Continua após a publicidade

6. Os neurônios são superconectados

Recentemente, pesquisadores do Google e da Universidade Harvard, nos EUA, usaram a Inteligência Artificial (IA) para criar um mapa interativo do cérebro humano. Durante as análises, eles descobriram que 1 mm³ cerebral contém 50 mil células cerebrais (neurônios), com um diâmetro do núcleo que varia de 15 a 39 micrômetros. 

Neste mesmo espaço de 1 mm³, existem cerca de 150 milhões de sinapses. De forma surpreendente, alguns pares de neurônios estavam conectados por até 50 sinapses, o que demonstra o alto grau de complexidade do cérebro.

Continua após a publicidade

7. É falso o mito dos 10%

Com o alto poder de raciocínio humano e as inúmeras tarefas que o cérebro pode realizar simultaneamente, chega até a ser difícil acreditar no mito errôneo de que usamos apenas 10% deste órgão. Na verdade, o cérebro está sempre ativo. A questão é que algumas atividades exigem mais recursos do que outras, mas nenhuma parte é completamente inativa.

Fonte: Google, Northwestern Medicine, ScienceDirect, Pathologe