Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quantas vacinas os países do G7 irão doar para o combate da COVID-19?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 15 de Junho de 2021 às 14h00

Link copiado!

alexstand/Envato
alexstand/Envato

Com a pandemia do coronavírus SARS-CoV-2, a principal aposta para controlar a transmissão da doença é a vacinação, em massa, de pessoas de todo o mundo.  Aproveitando a reunião dos países do G7 no último final de semana, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) pede que os países acelerem a doação de imunizantes contra a COVID-19.

No encontro, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, defendeu que os membros do bloco deveriam fazer doações para "vacinar o mundo até o final do ano que vem". Segundo apuração da BBC, estes países compraram mais de um terço do suprimento mundial de imunizantes contra a COVID-19, apesar de representarem apenas 13% da população global.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e União Europeia (UE) são representados pelo bloco. Especificamente, a UE é contrária à quebra de patentes das vacinas contra a COVID-19 na OMC (Organização Mundial do Comércio) por considerar a medida ineficaz para a demanda emergencial de doses. 

Quantas doses os membros do G7 esperam doar contra a COVID-19?

No encontro do G7, o primeiro-ministro Boris Johnson afirmou que o Reino Unido doará mais de 100 milhões de doses de vacinas contra a COVID-19 aos países mais pobres no próximo ano, sendo que 25 milhões devem ser enviadas neste ano, ainda. Johnson também comentou esperar que seus companheiros na cúpula do G7 "fizessem promessas semelhantes para que, juntos, possamos vacinar o mundo até o final do ano que vem". Dessa forma, a meta da imunização global seria o final do ano de 2022.

Anteriormente, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que o país doará 500 milhões de doses de imunizantes. Essas vacinas serão destinadas a 92 países da baixa renda, e também para a União Africana, sendo a maior compra e doação de vacinas feita até então desde o início da pandemia.

Continua após a publicidade

Alemanha, França, Itália e Suécia se comprometeram a dor pelo menos 100 milhões de doses. Além disso, o Japão prometeu doar US$ 1 bilhão (cerca de 5 bilhões de reais) para a aquisição de doses. A UE também afirmou que deve doar 500 milhões de euros (cerca de 3 bilhões de reais) e se comprometeu a fornecer empréstimos adicionais, caso necessário. 

Doações de vacinas são necessárias hoje

A Unicef alerta para a emergência das doações de vacinas. "A pandemia não acabará em nenhum lugar até que acabe em todos os lugares, e isso significa levar vacinas para todos os países, o mais rápido e equitativamente possível. A Cúpula do G7 neste fim de semana é uma oportunidade vital para que vocês cheguem a um acordo sobre as ações que levarão as vacinas aonde são mais necessárias, rapidamente", afirmou a Unicef, em carta aberta. Nesse sentido, os planos de imunização precisam ser acelerados.

No documento, é solicitada a doação imediata —  entre os meses de junho e agosto —  de doses para o programa de distribuição igualitária de imunizantes, o COVAX Facility, liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O pedido de ajuda também foi endossado por inúmeros embaixadores da Unicef, como Leo Messi, Billie Eilish, David Beckham e Katy Perry.

Continua após a publicidade

Fonte: Com informações: BBC e Unicef