7 canais no YouTube recomendados por especialistas para fazer exercícios em casa
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela | •
Quando se fala em isolamento social, é indiscutível que o papel da internet tem sido o de uma aliada por inúmeros motivos diferentes. É o caso, por exemplo, dos canais no YouTube, que proporcionam diversos conteúdos responsáveis por entreter e informar. Com as academias fechadas e sem poder sair, a única saída para manter a saúde física e cuidar do corpo é fazer exercícios em casa mesmo. Com isso em mente, muitos canais de fato têm investido em trazer esse assunto, ajudando o público a descobrir novos métodos de exercícios, dando dicas e tudo o mais.
Em contrapartida, quando se trata de algo tão delicado quanto a nossa saúde, todo o cuidado é pouco. Por isso, o Canaltech conversou com alguns especialistas para obter recomendações de canais que sejam responsáveis e que de fato têm propriedade para ajudar as pessoas com os exercícios.
Rafael Kanitz Braga, coordenador do curso de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), explica que a prática de exercícios físicos em casa está relacionada à estratégia de manter o equilíbrio do metabolismo energético, ou seja, equilibrar a ingestão alimentar e o gasto calórico. "Precisamos nos movimentar para manter o metabolismo energético equilibrado", afirma.
Cuidados ao procurar exercícios no YouTube
Questionado sobre quais cuidados se precisa ter ao procurar canais no YouTube para fazer os exercícios, o educador físico afirma que está relacionado à busca de um canal de proposta de exercício físico que seja mantido por um profissional de educação física ou por uma equipe multiprofissional (educador físico, terapeuta, médico de esporte e outros profissionais de saúde). "O exercício físico é igual remédio, que tem o medicamento correto e uma dosagem adequada para uma patologia específica. O exercício físico funciona da mesma forma, pois são avaliadas questões como perfil antropométrico, as comorbidades, restrições", explica Rafael. "A partir disso é criada uma periodização de exercício para que os objetivos sejam alcançados. Se os exercícios forem realizados com uma periodização, volume, intensidade ou modalidade equivocadas, o praticante pode ser prejudicado", acrescenta.
A educadora física Letícia Marchetto, proprietária do Studio Lets Pilates, orienta verificar se aquele exercício está adequado ao seu nível de condicionamento, prestar atenção nos acessórios solicitados e cuidar da preparação: "Veja qual é o principal objetivo desse exercício e, se você for iniciante, escolha exercícios que tenham poucos objetivos, poucas complexidades, para que você consiga se adaptar bem a ele e não fazer errado, porque quando fazemos no Youtube, não temos um instrutor verificando se estamos fazendo certou ou não. Por isso, assista mais de uma vez antes de executar".
- Exercícios, idiomas ou dança: veja como aproveitar o tempo livre da quarentena
- Top 5 apps para acompanhar seus exercícios
- Melhores aplicativos para treinar em casa durante a quarentena
Letícia ainda instrui a não fazer exercício logo depois de comer ou mesmo em jejum se você não é acostumado, e ter sempre uma garrafa com aguá ao seu lado para que você possa se hidratar. "Verifique o espaço que você tem ao seu redor. Se for necessário, mude os móveis de lugar para que você ganhe espaço e não bata em algum objeto sem querer. Se tiver um tapetinho de pilates, um colchonete ou um Mat de Yoga, é excelente. Se não tiver, coloque uma toalha para você separar seu corpo do chão ou, se quiser, faça exercícios que não exijam que você vá para o chão. Se você for fazer saltos, continue usando tênis", indica a educadora.
O fisioterapeuta Alexandre Nuno, parceiro da HTM Eletrônica, pioneira na fabricação de equipamentos de reabilitação física, também recomenda ter cuidado: "Escolha bem o canal. Evite acompanhar esses blogueiros que não têm formação. Porque o que acontece é que muitas vezes o exercício tem particularidades que infelizmente acabam passando despercebidas. Então primeira coisa é procurar um profissional de educação física ou fisioterapia que tenha formação e experiência nisso, que aí fica mais fácil executar o exercício". Os especialistas indicaram alguns canais para acompanhar e fazer exercícios em casa nessa quarentena:
Letícia Marchetto
A própria educadora física que entrevistamos tem um canal, e está com uma série atualmente chamada Quarentreina, que é focada justamente nos exercícios em casa. "O meu canal Letícia Marchetto é voltado para o Pilates e também para as acrobacias aéreas. Estamos com uma nova série chamada QuarenTREINA, com vídeos curtos mostrando o que é possível fazer em casa para preparar o corpo para o retorno às acrobacias aéreas. Os vídeos diferenciam exercícios que são para praticantes inciantes, intermediários e avançados, bem como exercícios bons para todos os níveis", aponta.
Queima Diária
O canal Queima Diária foi indicado tanto por Letícia, que diz: "O Canal Queima Diária também é excelente,tem muitos treinadores e classifica o exercício por nível", quanto por Rafael, que explica: "Uma plataforma segura para ser utilizada para exercícios em casa. Existem vários profissionais de educação física que estabelecem práticas de exercícios e ginástica para diferentes objetivos (aumentar a força, flexibilidade, diminuir massa corporal gorda, etc)".
Henn Pilates
O canal Henn Pilates também é indicado nessa quarentena. "Para quem busca exercícios de fortalecimento sem essa pegada de alta intensidade e com muita consciência do movimento, o Canal da Ivana Henn explica com bastante consistência a execução de cada exercício e de uma forma bem didática", aponta Letícia.
Py Flores
O canal de Py Flores, professor da PUC Paraná, é voltado à educação física e à fisioterapia, e os vídeos trazem não apenas informações sobre o corpo em si, como também exercícios que podem ser feitos em casa, com base em pilates, por exemplo. "O Py Flores é professor universitário. O canal dele é sobre informações de desenvolvimento humano e também a exercícios físicos de diversas modalidades", aponta Rafael Kanitz Braga, que recomenda o canal em questão.
Marcio Lui
O educador físico Marcio Lui tem se destacado pelos exercícios para fazer em casa, com vídeos como "treinos para fazer com filhos", por exemplo. O profissional é o responsável pelo treino de celebridades como Sabrina Sato e Adriane Galisteu, Alessandra Ambrósio e Mariana Goldfarb.
Além de ser formado em Educação física, Marcio se especializou em Psicologia e também Reabilitação Motora, onde começou a trabalhar com reabilitação de amputados e ginástica laboral. Em 2005 passou a atuar como Personal. Questionado sobre como escolher um conteúdo adequado de exercícios, Marcio aponta: "Primeiramente, é preciso saber se você já pratica ou não atividades físicas. Caso seja uma pessoa sedentária, procure treinos mais leves e/ou fazer numa intensidade menor. O importante é sempre respeitar os seus limite".
Xtreme 21
Indicado pela educadora física Letícia e pelo fisioterapeuta Alexandre, o canal Xtreme 21 é voltado principalmente para quem já está acostumado com exercícios e pretende fazer algo mais intenso. No entanto, Rafael alerta: "Nesse momento de pandemia, os exercícios de alta intensidade acabam debilitando o nosso sistema imunológico. A partir do momento que você se expõe, sem condicionamento, a uma atividade de alta intensidade, é aberta uma janela de 72 horas de suprimento do sistema imunológico para depois ocorrer uma compensação. Não é o momento de querer resolver o ano em um mês. O indicado é começar com atividades de baixa e moderada intensidade até ser criado o condicionamento para ser expor a atividades mais rigorosas".
Sérgio Bertoluci
O treinador físico Sérgio Bertoluci tem um canal com exercícios que também seguem uma linha um pouco mais intensa, e foi recomendado pela educadora Letícia: "O mais legal é que a atividade física em casa, especialmente nesse o período que estamos vivendo, não traz benéficos só para o corpo. Ela faz com que você volte a atenção para a saúde, para o cuidado consigo mesmo, para se reconectar com você e também para liberar energia", aponta a especialista.