Qual a diferença entre infecção e inflamação?
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Pense nesta situação: uma pessoa com caxumba sofre uma infecção do patógeno Rubulavirus, e a presença desse agente resulta na inflamação das glândulas salivares, levando ao inchaço tão característico. Esse é apenas um exemplo de como dois termos, geralmente associados a sinônimos, na realidade representam coisas distintas. Mas como diferenciar essas duas condições?
- Casos de inflamação do coração são investigados após vacinação da covid-19 nos EUA
- Nova cola biocompatível repele o sangue e ajuda na cicatrização de ferimentos
Muitas pessoas têm dúvidas sobre esses dois processos do organismo, e saber a diferença pode ser primordial para recorrer a determinados cuidados com mais eficácia e rapidez. Ainda assim, é importante ter em mente que se deve buscar a ajuda de um médico, independente de qual seja a reação em cada condição.
Infecção
O termo infecção ganhou ainda mais proporção com a ascensão da covid-19, e pode ser definido como a invasão de um agente externo (vírus, bactéria, fungos e outros microorganismos) no organismo. Os responsáveis por desencadear infecções ou doenças infecciosas são chamados de agentes infecciosos.
Na maioria das vezes, nosso corpo é capaz de barrar a infecção, graças às células de defesa que produzem os famosos anticorpos (proteínas responsáveis por conter esses microrganismos patogênicos). Mas quando a infecção de fato acontece, alguns sintomas comuns são:
- Febre
- Dor no local infectado
- Aparecimento de pus
- Dores musculares
- Diarreias
- Fadiga
- Tosse
Os agentes infecciosos podem penetrar no nosso organismo por diferentes vias: enquanto alguns são capazes de invadir o organismo através da pele, outros fazem isso pelas mucosas ou pela via respiratória.
Inflamação
Por sua vez, a inflamação consiste em uma resposta do próprio organismo aos danos causados por agentes químicos, físicos ou biológicos, ou seja, a uma "agressão" que deve ser neutralizada ou eliminada.
Esse processo caracterizado pela ativação de células de defesa (leucócitos), que saem do interior dos vasos sanguíneos juntamente com um líquido (plasma sanguíneo) para iniciar o processo de reparação de células e tecidos.
Um exemplo clássico é o famoso pus, que é o resultado de um processo infeccioso causado por bactérias. Os glóbulos brancos em degeneração, misturados a bactérias, proteínas, sangue e outros elementos orgânicos resultam em uma secreção fétida, de cor amarelada ou até mesmo esverdeada. No caso de infecção viral ou causada por agentes químicos, há ausência de pus, mas, para saber se uma infecção de qualquer origem se instalou no organismo, é necessário observar os sinais e sintomas comuns entre elas.
Existem alguns sinais e sintomas que podem ser notados no corpo:
- Calor local
- Vermelhidão
- Inchaço
- Dor
- Perda da função
Para conter uma inflamação, há várias medicações com ação anti-inflamatória, e cada uma tem sua indicação e sua contraindicação. No entanto, vale o alerta: é perigoso e contra-indicado se medicar sem a supervisão de um médico.
Fonte: National Library of Medicine, Medical News Today, Mayo Clinic,