Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual a diferença entre artéria e veia?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 20 de Abril de 2022 às 08h30

Link copiado!

Ruwanof/Envato Elements
Ruwanof/Envato Elements

As artérias e as veias são parte fundamental do funcionamento do organismo humano — e de todos os invertebrados —, compondo o sistema circulatório. De forma geral, a artéria sai do coração, enquanto a veia chega a este órgão. Em ilustrações médicas, a primeira é representado com a cor vermelha e a segunda é retratada sendo azul.

Popularmente, existe a ideia de que as artérias apenas transportam o sangue rico em oxigênio, já as veias tendem a carregar o sangue pobre em oxigênio, mas rico em gás carbônico (sangue venoso). No entanto, isso não é verdade. Por exemplo, a artéria pulmonar transporta o sangue venoso. Dessa forma, a melhor definição é que explica de onde cada vaso sanguíneo sai.

Continua após a publicidade

Importância do sistema circulatório

Com o sistema circulatório e o funcionamento adequada das veias e das artérias — os vasos sanguíneos —, todas as células do organismo podem receber os nutrientes necessários e o oxigênio para trabalharem da melhor maneira possível. Para ilustrar este esquema, James Horton, que é PhD em biologia evolutiva pela Universidade de Bath, no Reino Unido, traz como metáfora o funcionamento de um sistema de entregas, como os correios.

"O sistema circulatório é composto por uma bomba — o coração — e uma rede conectada de vasos sanguíneos [veias, artérias e capilares] que transportam sangue de e para os tecidos internos. Se o sangue e suas partes componentes são o serviço de entrega, dispensando oxigênio e coletando resíduos, então os vasos sanguíneos são as rodovias e estradas menores pelas quais eles viajam", explica Horton em artigo para o site Live Science.

Tipos de artérias

Continua após a publicidade

Embora as artérias constituam o grupo de vasos sanguíneos que sai do coração, existem algumas diferenças entre elas. Por isso, são classificadas de acordo com o seu calibre (diâmetro). A seguir, confira os três tipos:

  • Artérias elásticas: estas são as maiores e podem se esticar em resposta a cada pulso do coração;
  • Artérias musculares: estas "extraem" sangue das artérias elásticas e se ramificam em vasos de resistência, que são pequenas artérias e arteríolas;
  • Arteríolas: esta é a menor divisão das artérias que transportam o sangue para fora do coração e estão conectadas com a rede de capilares.

Entre os tipos mais conhecidos de artérias, está a aorta — a maior do nosso organismo. Além disso, existem as artérias pulmonar direita e esquerda. A femoral é outro exemplo conhecido por ser uma continuidade da aorta, havendo uma femoral em cada perna.

Tipos de veias

Continua após a publicidade

Agora, as veias podem ser diferenças em dois aspectos: o quão próxima da pele estão e o que transportam (sangue rico em oxigênio ou em gás carbônico). A seguir, confira os principais tipos:

  • Veias profundas: estas estão localizadas dentro do tecido muscular e possuem uma artéria correspondente nas proximidades;
  • Veias superficiais: estas estão mais próximas da superfície da pele e não possuem artérias correspondentes;
  • Veias pulmonares: estas transportam o sangue rico em oxigênio, calibrado pelos pulmões, e deve entregá-lo para o coração;
  • Veias sistêmicas: estas estão localizadas em todo o corpo, das pernas até o pescoço. São conhecidas por transportam sangue rico em gás carbônico de volta ao coração.

Os exemplos mais conhecidos de veia são as da jugular externa e interna, que estão na região do pescoço. Além delas, existem a veia femoral e as veias safenas — que estão nas pernas.

Qual é a diferença entre artéria e veia?

Continua após a publicidade

Outra diferença entre as veias e as artérias está na composição de suas estruturas. Isso porque as veias contêm válvulas. São estas válvulas que mantêm o sangue fluindo em direção ao coração e são muito necessárias nas pernas e nos braços. Afinal, estes vasos sanguíneos lutam contra a gravidade para levar o sangue de volta ao coração e devem evitar o refluxo.

Agora, as artérias não precisam das válvulas, porque a pressão e o bombeamento do coração já mantém o sangue fluindo através delas em uma única direção. Em outras palavras, é um movimento mais natural para de circulação pelo organismo.

As veias são mesmo azuis?

Continua após a publicidade

No início do texto, explicamos que as veias costumam ser retratadas em ilustrações como sendo azuis, mas isto também não é necessariamente uma verdade. "A luz interage com a pele e o sangue desoxigenado, que é um tom mais escuro de vermelho, para refletir o tom azulado", explica artigo da Enciclopédia Britânica. Por isso, pessoas que têm um tom de pele bastante claro podem ter a impressão das veias serem azuladas.

Só que, ao analisar uma veia e uma artéria, as diferenças criadas pela luz praticamente desparecem. "As veias vistas durante uma cirurgia ou em cadáveres parecem quase idênticas às artérias", detalha o texto. Elas, de fato, possuem coloração que varia entre bege clara, amarelo-esbranquiçada, rosada ou arroxeada.

Extra: os capilares

Apesar das veias e das artérias "dominarem" o sistema circulatório, existe um outro tipo de vaso sanguíneo fundamental nesta equação: os capilares. Estes são os menores e mais numerosos transportadores de sangue e de seus nutrientes no corpo.

Continua após a publicidade

De forma geral, a função dos capilares é a troca de materiais — basicamente, são trocas gasosas — entre o sangue e as células dos tecidos e, por isso, estão tanto em contato com as veias quanto com as artérias. Por exemplo, levam o sangue rico em gás carbônico até uma veia, mas pegam o oxigênio de uma artéria e o distribuí para todo um tecido.

Fonte: Healthline, Enciclopédia Britânica e Live Science