Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas criam sensor de dedo que mede pressão arterial em apenas 5 segundos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 07 de Janeiro de 2022 às 09h50

Link copiado!

Neonbrand/Unsplash
Neonbrand/Unsplash

Pesquisadores da University of Missouri desenvolveram um sensor de dedo que mede a pressão arterial em apenas cinco segundos, além de obter outros sinais vitais, como frequência cardíaca, saturação de oxigênio no sangue e temperatura corporal. Os detalhes da invenção foram publicados na revista científica IEEE Sensors Journal no último dia 10.

Normalmente, a pressão arterial é calculada por meio de uma braçadeira, mas o procedimento não é tão rápido. Os pesquisadores também argumentam que a técnica pode causar danos às artérias do paciente, se feito repetidamente em um curto espaço de tempo. O grupo também observa que muitos fatores podem interferir em uma leitura precisa da pressão arterial, incluindo o nervosismo do paciente.

“Nosso dispositivo pode registrar a pressão arterial de alguém em cinco segundos, usando sensores que medem a quantidade de luz refletida nos vasos sanguíneos sob a superfície da pele", explica Richard Byfield, pesquisador envolvido no estudo.

Continua após a publicidade

A técnica utilizada é chamada de fotopletismografia, que calcula quão rápido o sangue viaja pela corrente sanguínea. Depois que esses dados são reunidos, são transmitidos sem fio a um computador para processamento de sinal e cálculo de pressão arterial por um algoritmo de machine learning. Os pesquisadores testaram o dispositivo em 26 participantes, e chegaram a uma taxa de precisão de cerca de 90%.

Os especialistas envolvidos na pesquisa trabalham para incorporar o dispositivo na coleta de dados para estudos futuros. A ideia é conseguir identificar sinais vitais que possam servir como indicadores para várias doenças, como covid-19 e gripe. “Nosso objetivo é ampliar o impacto do nosso dispositivo, além de chegar a uma nova forma de medir os sinais vitais”, afirma Jian Lin, que também integra o grupo de autores do estudo.

Fonte: IEEE Xplore via University of Missouri