Publicidade

Com nova descoberta, cientistas estão a um passo de descobrir causa da calvície

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
 engin akyurt/unsplash
engin akyurt/unsplash

Você tem calvície? A ciência está a um passo de descobrir a razão. Spoiler: está diretamente ligado aos seus genes. Acontece que uma equipe de pesquisadores da Universidade Northwestern identificou dois genes envolvidos no envelhecimento capilar.

Até agora, os cientistas acreditavam que as células-tronco nas protuberâncias dos folículos capilares em crescimento morriam com o tempo, fazendo com que o cabelo primeiro se tornasse branco e acabasse morrendo quando células-tronco suficientes morressem. Mas, ao observar fios de cabelo individuais crescendo e envelhecendo em camundongos, a equipe descobriu que a teoria pode estar errada.

Em vez de morrer, as células-tronco literalmente se espremeram para fora dos minúsculos orifícios nos folículos capilares, mudando de forma para isso. Os pesquisadores examinaram os processos genéticos que determinam essa atividade, e chegaram a identificar dois genes chamados FOXC1 e NFATC1, responsáveis ​​por "segurar" as células-tronco no folículo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para provar sua teoria, a equipe criou camundongos sem nenhum desses dois genes. Depois de apenas quatro a cinco meses, esses camundongos começaram a perder seus pelos. Após 16 meses, aproximadamente, quando esses animais alcançavam a meia-idade, já estavam sem maior parte dos pelos.

Os pesquisadores agora estão testando se podem realmente salvar as células-tronco que escapam dos folículos de camundongos envelhecidos. Se puderem, isso pode render avanços contra a calvície. O estudo completo pode ser acompanhado aqui.

Fonte: The New York Times

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*