Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que tomamos a vacina contra COVID-19 no braço?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Maio de 2021 às 17h20

Link copiado!

microgen/Envato
microgen/Envato

Com o passar do tempo, cada vez mais pessoas estão sendo vacinadas contra a COVID-19. Mas você já reparou que todas as pessoas vacinadas têm algo em comum? A dose é administrada na mesma região: o braço. Isso não é por acaso, e especialistas explicam o porquê dessa parte do corpo ser a escolhida.

A maioria das vacinas é administrada no músculo. É o que chamamos de injeção intramuscular. Mas algumas também podem ser administradas abaixo da pele. Trata-se da injeção subcutânea. É o caso da vacina contra sarampo, caxumba e rubéola, por exemplo.

Mas por que o músculo é tão importante? Segundo Libby Richards, professor de Enfermagem da Universidade de Purdue (EUA), o tecido muscular contém células imunológicas importantes. Essas células imunes reconhecem o antígeno, um minúsculo fragmento de um vírus ou bactéria introduzido pela vacina que estimula uma resposta imune.

Continua após a publicidade

As células imunológicas do tecido muscular captam esses antígenos e os apresentam aos gânglios linfáticos (pequenas glândulas pertencentes ao sistema linfático, que estão espalhados pelo corpo e que são responsáveis por filtrar a linfa, recolhendo vírus, bactérias e outros organismos que podem provocar doenças). Assim, a injeção no tecido muscular mantém a vacina localizada, permitindo que as células imunológicas soem o alarme para outras células imunológicas e comecem a agir.

O professor ressalta que, uma vez que a vacina é reconhecida pelas células imunes no músculo, essas células carregam o antígeno para os vasos linfáticos, que transportam as células imunes que transportam o antígeno para os nódulos linfáticos. Os gânglios linfáticos contêm mais células imunológicas que reconhecem os antígenos nas vacinas e iniciam o processo imunológico de criação de anticorpos.

O tecido muscular também tende a manter as reações da vacina localizadas. Ainda outro fator decisivo no local de administração da vacina, segundo o professor, é o tamanho do músculo. As crianças mais novas recebem as vacinas no meio da coxa porque os músculos dos braços são menores e menos desenvolvidos, por exemplo.

Continua após a publicidade

Outra consideração durante a administração da vacina é a conveniência e a aceitabilidade do paciente. Convenhamos: abaixar a calça é muito mais complicado que arregaçar as mangas.

Fonte: The Conversation