Por que tendemos a comer todo dia a mesma coisa no café da manhã?
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
A tendência do ser humano é comer sempre a mesma coisa no café da manhã. A afirmação vem de um estudo realizado por cientistas dos EUA e da França, que constataram a influência de fatores psicológicos, biológicos e culturais nas expectativas das refeições, e como diferem dependendo da hora do dia. As descobertas foram publicadas na revista científica Appetite.
- Você é mais ansioso de manhã? Estudos podem explicar o porquê!
- Por que botamos a língua para fora quando estamos concentrados?
Os pesquisadores repararam que, em contraste com o café da manhã, as pessoas costumam buscar maior variedade no almoço e no jantar, e colocam o prazer da refeição acima da praticidade. A ideia, então, foi compreender se o famigerado relógio biológico — conduzido por milhares de neurônios no cérebro, responsáveis por gerar sono à noite e despertar durante o dia — teria alguma influência nisso.
A equipe revisou estudos anteriores e analisou dados de 3,9 mil voluntários para encontrar padrões nas experiências de refeição. Do total de participantes, 68% tomavam o mesmo café da manhã pelo menos duas vezes em uma semana. Em comparação, apenas 9% das pessoas repetiram um jantar que já havia sido preparado dentro do período.
A teoria dos pesquisadores é que no início do dia, quando os níveis de energia são mais altos, as pessoas são mais propensas a fazer escolhas práticas. Mas à medida que o dia avança e a energia de uma pessoa aumenta e diminui, a importância da praticidade diminui e a busca por experiências prazerosas se torna mais importante.
Os autores do artigo sugerem que ir "contra" o relógio biológico e aderir a uma variedade no café da manhã durante a semana (mesmo que isso signifique um pouco de trabalho extra), deixando a praticidade um pouco de lado, pode ajudar a começar o dia de forma mais prazerosa, impactando positivamente na saúde mental.
Fonte: Appetite, Circadian Rythms