Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que botamos a língua para fora quando estamos concentrados?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Dezembro de 2021 às 12h40

Link copiado!

Wavebreakmedia/envato
Wavebreakmedia/envato

Algumas expressões faciais são tão automáticas que sequer paramos para pensar no que leva à sua construção. Quando estamos concentrados em alguma atividade (como escrever ou desenhar, por exemplo), é bem comum mostrarmos a língua. Com esse pequeno mistério em mente, pesquisadores de diversas áreas se concentraram em obter respostas.

Um estudo de 2019 publicado na revista científica Frontiers in Psychology sugere que isso acontece quando uma pessoa faz algo delicado, que requer ativação motora. A região do cérebro que controla a língua é bem próxima das redes neurais voltadas à destreza e ao uso de ferramentas.

Com isso, a teoria é que em um momento de extrema concentração, os neurônios responsáveis pela destreza acabam impactando o tecido neural vizinho, fazendo com que a pessoa mexa a boca e a língua sem perceber. O estudo conclui que as habilidades motoras e a linguagem compartilham um processo cognitivo.

Continua após a publicidade

Um estudo anterior, publicado na revista Cognition, menciona um componente evolutivo nessa relação entre a linguagem e as mãos: os macacos usam principalmente gestos para se comunicar, então o artigo levanta a possibilidade de que os primeiros humanos também tenham se comunicado com as mãos até começar a usar ferramentas mais complexas. Assim, as mãos ficaram ocupadas e a boca e a língua se tornaram o meio dominante de comunicação.

Fonte: Frontiers in Psychology, Cognition via Live Science