Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que sonhamos quando dormimos?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 26 de Outubro de 2022 às 14h00

Link copiado!

Zohre Nemati/Unsplash
Zohre Nemati/Unsplash

Você já parou para se questionar por que sonhamos quando dormimos? Afinal, qual o papel dos sonhos em nossas vidas? Sabemos que o sono atua na regulação do nosso metabolismo, pressão arterial, função cerebral e outros aspectos da saúde, mas a função do sonho, especificamente, já é um pouco mais difícil de mensurar.

Por enquanto, os pesquisadores ainda não têm uma resposta concreta acerca do propósito dos sonhos, mas existem várias teorias. Uma delas é que os sonhos sejam uma maneira de enfrentar dramas emocionais. Como o cérebro está operando em um nível muito mais emocional do que quando você está acordado, pode fazer conexões em relação a sentimentos que seu eu consciente não faria.

No entanto, vale entender que uma das áreas do cérebro mais ativas durante o sonho é a amígdala, uma parte do cérebro associada ao instinto de sobrevivência e à resposta de luta ou fuga. Com isso, alguns pesquisadores defendem que o sonho pode ser a maneira do cérebro de prepará-lo para lidar com uma ameaça.

Continua após a publicidade

Mas por que não nos movemos de verdade durante o sonho? Acontece que o tronco cerebral envia sinais nervosos durante o sono REM que relaxam os músculos. Dessa forma, você não tenta correr ou socar ninguém.

Por que sonhamos?

Outra teoria aponta que sonhar ajuda a facilitar nossas tendências criativas, levando em conta que, sem o filtro lógico que você normalmente usa em sua vida, nada restringe seu fluxo criativo, então seus pensamentos e ideias não têm limites quando você está dormindo.

Continua após a publicidade

Estudos apontam que os sonhos ajudam a armazenar memórias importantes e livrar-se de memórias sem importância. Mas exatamente como os sonhos afetam o armazenamento e a recordação da memória ainda não é claramente compreendido. De qualquer forma, os especialistas apontam que o sonho pode bloquear estímulos capazes de interferir na memória e no aprendizado, o que pode justificar por que sonhamos quando dormimos.

Fonte: Cleveland Clinic, Healthline, Piedmont