Já pensou se hackeassem seu sonho? É o que este dispositivo está tentando fazer

Já pensou se hackeassem seu sonho? É o que este dispositivo está tentando fazer

Por Nathan Vieira | 16 de Abril de 2020 às 16h13
Dream Lab

Sabe quando você daria tudo para saber com o que uma determinada pessoa está sonhando? Ou, melhor ainda, quando você daria tudo para controlar o que vai acontecer no seu sonho? Foi pensando nisso que uma equipe de pesquisadores passou a desenvolver um dispositivo wearable de código aberto que pode rastrear e interagir com sonhos de várias maneiras, inclusive (no futuro, se tudo der certo, quem sabe?) dando a você um novo controle sobre o conteúdo dos seus sonhos.

O objetivo dessa equipe é, basicamente, provar de uma vez por todas que os sonhos não são apenas informações sem sentido, mas que podem ser "hackeados, aumentados e influenciados" em nosso benefício. "Aumento da memória ou aumento da criatividade, melhoria do humor no dia seguinte ou até melhoria do desempenho nas provas. Todas essas coisas você pode fazer à noite, e são de suma importância", argumenta Adam One Horowitz, doutorando do Fluid Interfaces Group, do MIT Media Lab, e pesquisador do Dream Lab, da OneZero.

Mas falando do dispositivo em si, ele é semelhante a uma luva e se chama Dormio (dispensamos trocadilhos com a palavra "Dormiu"). Desenvolvido pela equipe do Dream Lab, o Dormio é equipado com uma série de sensores que podem detectar em que estado de sono o usuário está. Quando o usuário entra na hipnagogia (a transição entre estar acordado e dormindo), a luva toca uma sugestão de áudio pré-gravada, na maioria das vezes consistindo em uma única palavra.

Em um experimento para 50 pessoas, o dispositivo foi capaz de inserir um tigre no sono das pessoas, apenas dizendo uma mensagem pré-gravada: “tigre”. O dispositivo pretende democratizar a ciência do rastreamento do sono, e, inclusive, as instruções passo a passo foram publicadas com o software de rastreamento de biossinais no Github, permitindo aos interessados (e nerds de plantão) que criem sua própria luva Dormio.

Fonte: OneZero

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.