Por que sentimos sono depois de comer?
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

Já sentiu aquele sono pesado depois de comer? É um sintoma tão comum que os cientistas têm até um nome para isso: coma alimentar, também chamado de afternoon slump (em tradução livre, "queda vespertina"). Normalmente, isso acontece depois de uma refeição com alto teor de carboidratos e alimentos ricos em açúcar, como batatas, cereais matinais e pão branco.
- Comer pouco no jantar não aumenta a perda de peso
- Por que tendemos a comer todo dia a mesma coisa no café da manhã?
O que ocorre: esses alimentos possuem alto índice glicêmico, liberando açúcares rapidamente no organismo. O pico de glicose no sangue instrui o corpo a produzir mais insulina, e as células musculares e adiposas passam a absorver a glicose. Isso pode fazer com que os níveis de açúcar no sangue caiam, levando a uma baixa energia.
Depois de comer, o corpo ativa seu sistema nervoso parassimpático e se concentra apenas em descansar e digerir. A duração e a intensidade da sonolência presente nesse modo de descanso são fatores que dependem da quantidade de comida. Isso porque, na prática, quanto mais a pessoa come, mais o corpo quer descansar.
Uma das teorias dos cientistas em relação a essa sensação após comer é que o aminoácido triptofano também pode desempenhar um papel, já que ao viajar até o cérebro, converte em serotonina e melatonina, que aumentam o relaxamento e a sonolência.
Quais alimentos podem deixar com sono?
De acordo com a Sleep Foundation, alimentos com alto teor de gordura podem ser difíceis de digerir, levando a uma maior probabilidade de cansaço pós-refeição. Já os alimentos com triptofano incluem leite, banana, aveia e chocolate. Embora o triptofano sozinho nem sempre cause sonolência, seus efeitos são intensificados quando ingeridos com carboidratos.
A organização acrescenta que nozes e pistache têm alguns dos níveis mais altos de melatonina, então comer uma quantidade significativa de nozes pode induzir uma sensação de sonolência. "Embora esses alimentos possam promover sonolência pós-prandial, nem todos sentirão fadiga após comê-los, pois vários fatores influenciam a forma como o corpo reage a uma refeição", aponta.
É normal ter sono depois de comer?
A Sleep Foundation ainda diz que a sonolência pós-refeição é comum e pode ser influenciada pelo relógio biológico de uma pessoa e pela resposta fisiológica à comida. Também chamado de ritmo circadiano, é um ciclo corporal de 24 horas, controlado por vários mecanismos fisiológicos. Esse relógio afeta quando sentimos sono, quando acordamos e quando queremos comer, mas também está presente na maioria dos animais e plantas.
No entanto, a organização alerta que a sonolência extrema que ocorre várias vezes ao dia ou interfere na vida diária pode ser uma indicação de problemas de sono ou outra condição de saúde. Por isso, qualquer pessoa preocupada com a sonolência pós-refeição ou estado de alerta diurno geral deve falar com um profissional médico para orientação individualizada.