Publicidade

Por que sentimos sono após o sexo?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Agosto de 2022 às 20h40

Link copiado!

 Toa Heftiba/Unsplash
Toa Heftiba/Unsplash

Já parou para se perguntar por que o sexo deixa as pessoas sonolentas? Embora as mulheres também possam sentir sono após essa atividade, o fenômeno parece afetar principalmente os homens. Especialistas já se concentraram em entender por que isso acontece.

  • Algumas pessoas espirram durante o orgasmo, ou quando pensam em sexo
  • Dia do Sexo! Saiba como seu DNA influencia sua vida sexual

A razão mais óbvia é que o sexo costuma ocorrer principalmente à noite, na cama, e é uma atividade fisicamente exaustiva (muitas vezes mais para o homem do que para a mulher), o que acaba gerando esse resultado.

No entanto, pesquisas anteriores já chegaram a mostrar que, para que uma pessoa atinja o orgasmo, um requisito principal é deixar de lado todo medo e ansiedade — o que tende a ser relaxante e pode explicar a tendência ao sono.

Continua após a publicidade

Outro aspecto que pode ajudar a entender por que isso acontece é a bioquímica do próprio orgasmo. Acontece que durante a ejaculação, os homens liberam uma mistura de substâncias químicas cerebrais, incluindo norepinefrina, serotonina, oxitocina, vasopressina, óxido nítrico e prolactina (hormônio ligado à sensação de satisfação sexual).

O que os especialistas ressaltam é que os níveis de prolactina são naturalmente mais altos durante o sono. Em experimentos, animais injetados com essa substância ficaram cansados ​​imediatamente, o que sugere uma forte ligação entre a liberação do hormônio durante o orgasmo e o sono que surge depois.

A liberação de prolactina também explica por que os homens ficam mais sonolentos após a relação sexual do que após a masturbação: os orgasmos que acontecem durante a atividade a dois liberam quatro vezes mais prolactina do que os orgasmos promovidos pela masturbação.

Além da prolactina, outras substâncias químicas liberadas durante o orgasmo (ocitocina e a vasopressina) também estão associadas ao sono. Também é possível que a sonolência seja apenas um “efeito colateral” associado a uma razão mais evolutivamente importante para a liberação de ocitocina e vasopressina. Além de estarem associados ao sono, esses produtos químicos também estão intimamente envolvidos ao apego social.

Continua após a publicidade

A conclusão, então, é que existem muitas razões bioquímicas e evolutivas potenciais para a sonolência após o sexo, mas ninguém ainda identificou as causas exatas. Recentemente, o Canaltech conversou com especialistas para entender o que a ciência diz sobre o amor e todos os hormônios que são liberados quando se está apaixonado.

Fonte: Sleep Foundation, Live Science