Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que o rosto fica vermelho quando estamos com vergonha?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 08 de Setembro de 2022 às 13h40

Link copiado!

 tabitha turner/unsplash
tabitha turner/unsplash

Você já se perguntou por que nosso rosto fica vermelho quando estamos com vergonha? Para responder a essa pergunta, é necessário destacar alguns pontos importantes do corpo humano. Trata-se de uma resposta involuntária e incontrolável, já que consiste no sangue correndo para as bochechas.

Isso quer dizer que não dá para impedir o rosto de ficar vermelho quando sentimos vergonha. Pense que você não pode fazer com que seus pulmões parem de respirar ou que seu coração pare de bombear sangue, por exemplo. A linha de raciocínio é a mesma.

Segundo um artigo da Santa Clara University, essa vermelhidão faz parte do mecanismo de reação do corpo humano a uma situação de emergência. Para direcionar toda a energia disponível para os músculos, a frequência cardíaca e a frequência respiratória aumentam para fornecer o máximo de oxigênio possível.

A responsável por todas essas medidas de resposta a emergências é a adrenalina, um estimulante natural do corpo, que aumenta a taxa de respiração e faz com que as pupilas se dilatem. Na prática, a adrenalina também faz com que os vasos sanguíneos profundos nos músculos se dilatem, a fim de obter mais oxigênio e mais energia onde é mais necessário.

Continua após a publicidade

Com isso, as veias do rosto também se dilatam. À medida que se abrem, permitindo que mais sangue flua, as bochechas ficam mais quentes e mais vermelhas.

Os cientistas ainda tentam entender por que o constrangimento desencadeia a liberação de adrenalina, mas uma teoria é que à medida que o sangue corre para o seu rosto, há um efeito perceptível na aparência, como uma resposta para ajudar a evitar um confronto.

Vários animais exibem um comportamento destinado a evitar uma briga. Cães, lobos e até leões rolam para expor suas barrigas e demonstrar vulnerabilidade. Os gatos achatam as orelhas e enfiam o rabo entre as patas traseiras, por exemplo. Então o rosto fica vermelho quando estamos com vergonha justamente como uma resposta que a natureza encontrou.

Continua após a publicidade

Fonte: Santa Clara University