Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que nossos ossos estalam?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 20 de Julho de 2021 às 08h30

Link copiado!

Mathew Schwartz/Unsplash
Mathew Schwartz/Unsplash

O corpo humano é cheio de curiosidades, e uma delas são os estalos das nossas articulações. Você já parou para pensar por que isso acontece? Independentemente de o som vir das mãos, dos pés, do pescoço ou do tornozelo, ele pode ter diversas causas.

Segundo os especialistas, esses estalos vêm das articulações, onde há o líquido sinovial, que contém gases. O que acontece é que quando uma pessoa estala ou dobra uma articulação, estica-se a cápsula articular e o gás é liberado rapidamente, já que se formam bolhas com esse movimento. Isso também explica por que não conseguimos estalar a mesma articulação duas vezes consecutivas: é preciso esperar até que os gases retornem.

Continua após a publicidade

Os especialistas ressaltam que o barulho também pode vir quando uma articulação se move e muda o percurso de algum tendão ou ligamento, dependendo da angulação, e quando o tendão retorna à sua posição original, o ruído acontece. Além disso, você pode ouvir um som de estalo quando seus ligamentos se tensionam conforme você move suas articulações. Isso geralmente ocorre em seu joelho ou tornozelo.

É válido perceber que os estalos não fazem mal, mas se aparecem com frequência, pode ser sinal de artrose. Quanto a isso, você deve estar se perguntando: e estalar os dedos, faz mal? Bom, geralmente não, desde que não seja dolorido e nem seja feito com frequência. Para o ortopedista Rodrigo Nakao, do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, gerido pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), “estalar os dedos com muita freqüência pode causar lesões na cápsula articular, com a inflamação da mesma, podendo provocar o engrossamento das articulações dos dedos”.

Fonte: Library of Congress, SPDM