Por que nossos ossos estalam?

Por que nossos ossos estalam?

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 20 de Julho de 2021 às 08h30
Mathew Schwartz/Unsplash

O corpo humano é cheio de curiosidades, e uma delas são os estalos das nossas articulações. Você já parou para pensar por que isso acontece? Independentemente de o som vir das mãos, dos pés, do pescoço ou do tornozelo, ele pode ter diversas causas.

Segundo os especialistas, esses estalos vêm das articulações, onde há o líquido sinovial, que contém gases. O que acontece é que quando uma pessoa estala ou dobra uma articulação, estica-se a cápsula articular e o gás é liberado rapidamente, já que se formam bolhas com esse movimento. Isso também explica por que não conseguimos estalar a mesma articulação duas vezes consecutivas: é preciso esperar até que os gases retornem.

(Imagem: Otto Norin)

Os especialistas ressaltam que o barulho também pode vir quando uma articulação se move e muda o percurso de algum tendão ou ligamento, dependendo da angulação, e quando o tendão retorna à sua posição original, o ruído acontece. Além disso, você pode ouvir um som de estalo quando seus ligamentos se tensionam conforme você move suas articulações. Isso geralmente ocorre em seu joelho ou tornozelo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

É válido perceber que os estalos não fazem mal, mas se aparecem com frequência, pode ser sinal de artrose. Quanto a isso, você deve estar se perguntando: e estalar os dedos, faz mal? Bom, geralmente não, desde que não seja dolorido e nem seja feito com frequência. Para o ortopedista Rodrigo Nakao, do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, gerido pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), “estalar os dedos com muita freqüência pode causar lesões na cápsula articular, com a inflamação da mesma, podendo provocar o engrossamento das articulações dos dedos”.

Fonte: Library of Congress, SPDM

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.