Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que a boca do ser humano é vermelha?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 15 de Junho de 2022 às 15h30

Link copiado!

Malik Skydsgaard/Unsplash
Malik Skydsgaard/Unsplash

Da série: perguntas que o seu filho faria e você não saberia o que responder: por que a boca é vermelha? Pois a ciência tem a resposta, e tudo diz respeito a vasos sanguíneos. O que acontece é que a pele dos lábios conta com três a cinco camadas celulares, ou seja: é muito fina, em comparação com a pele típica do rosto, que tem até 16 camadas.

De acordo com Noël Cameron, professor de biologia humana da Loughborough University (Reino Unido), a pele dos lábios contém menos melanócitos (células que produzem o pigmento melanina, que dá cor à pele), por isso, os vasos sanguíneos aparecem pela pele dos lábios, o que leva à sua notável coloração avermelhada.

Segundo o especialista, a pele dos lábios não possui glândulas sudoríparas. Além de ser relativamente frágil, seca ao toque e rachar facilmente, a estrutura também não possui a camada protetora usual de suor e óleos corporais. Assim, os lábios secam mais rápido e ficam rachados mais facilmente.

Continua após a publicidade

Outra observação é que os lábios, assim como as solas dos pés e as palmas das mãos, não têm folículos pilosos, por isso não há pelos na região. Isso ocorre porque essas partes do corpo são mais eficazes sem cabelo. Por exemplo: seria muito mais complicado pegar itens se as palmas das mãos fossem peludas, enquanto os lábios seriam menos capazes de falar claramente se houvesse pelos.

A ciência ainda nos mostra que a pele do lábio forma a fronteira entre a pele externa do rosto e a membrana mucosa interna do interior da boca, e a membrana mucosa é representada por uma grande área no córtex sensorial do cérebro, o que a torna, portanto, altamente sensível.

Justamente por causa disso, a boca é capaz de fazer movimentos musculares delicados e precisos, fornecidos por cinco músculos para elevação dos lábios (movimento para cima) e quatro para depressão dos lábios (movimento para baixo).

Continua após a publicidade

Fonte: Perception, Live Science